Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Vestibular de máscara: qual é o melhor modelo e como aliviar o incômodo

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o uso adequado da máscara no dia da prova

Por Juliana Morales Atualizado em 22 jan 2021, 20h39 - Publicado em 6 jan 2021, 06h00

Em decorrência da pandemia, a preparação para os vestibulares de 2021 foi diferente e exigiu adaptação dos estudantes. O dia da prova também terá novos desafios, entre eles: o uso da máscara. O novo elemento pode gerar incômodo em horas de prova – principalmente para quem usa óculos –, mas tem um papel indispensável de proteção contra o coronavírus. Especialmente num momento em que o número de casos está crescendo e os alunos terão que dividir um mesmo espaço fechado por várias horas.

Conversamos com Ivan França, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para esclarecer as principais dúvidas em relação à máscara e entender como se manter protegido e mais confortável durante a prova.

O que faz uma máscara ser segura?

Para garantir a filtração da máscara, é preciso que ela tenha, no mínimo, duas camadas. Lembrando que ela tem que cobrir completamente as vias respiratórias (o nariz e a boca), sem ter muita folga dos lados, nem em cima ou embaixo. Seja de tecido ou descartável, é preciso seguir essas orientações.

Além da segurança, é importante que a máscara se adeque bem ao rosto. Nada de elástico causando tensão e dor nas orelhas ou na cabeça. Como a máscara tem que ser usada o tempo todo, e é bastante tempo de prova, o conforto importa muito também!

Qual é a máscara mais confortável?

Para enfrentar as horas de prova com mais conforto, o especialista indica a máscara de procedimento, que é usada tradicionalmente no ambiente hospitalar. “Ela é um pouco mais confortável, justamente porque visa que um profissional da saúde possa ficar muito tempo com ela no hospital”, explica Ivan.

Com um selo da Anvisa, esse tipo de máscara possui três camadas filtrantes. Além disso, ela tem uma haste de metal que se adequa ao nariz de cada – o que ajuda quem usa óculos. Ao ajustar a máscara, o ar não escapa e vai para cima, embaçando o óculos. Outra dica do infectologista é lavar o óculos antes da prova com detergente líquido neutro, diminuindo também esse potencial de embaçar.

Qual é o tempo de proteção da máscara?

Ivan explica que o tempo de validade da proteção das máscaras dura de 2 a 4 horas, dependendo do produto e de fatores externos. “No momento em que você respira, fala muito ou transpira, a máscara vai ficando úmida, e perde a capacidade filtrante”, afirma o médico. Dessa forma, é recomendável que o estudante leve para o exame, pelo menos, duas máscaras. E troque a cada duas horas – levando em consideração também o tempo do percurso que usou a proteção antes de chegar no local de prova.

Como retirar a máscara com proteção?

Importante! Parar tirar a máscara, nunca pegue na frente, que é por onde você respira. Retire sempre pelos elásticos. Lembrando que não adianta estar de máscara e não estar com a mão limpa: passe álcool em gel antes de fazer a troca.

Continua após a publicidade

Como fazer o descarte correto dessa máscara?

Para evitar contaminação, coloque as máscaras reservas e as já usadas em saquinhos ou envelopes separados.

“Se for um produto descartável, é importante, na hora de descartar, de quebrar o elástico, já que essas máscaras podem parar em rios e mares e machucar animais marinhos”, recomenda o especialista. Além disso, antes de descartar, coloque em um saco para que, caso esse lixo seja manipulado, não contamine outras pessoas.

  • E quais são os cuidados na hora da alimentação?

    O uso de máscara nos vestibulares será obrigatório o tempo todo, exceto quando o estudante for beber água ou se alimentar. Mais uma vez, não esqueça de higienizar as mãos sempre que tocar superfícies.

    Quando for comer, tire a máscara totalmente pelas hastes e coloque em cima (ou dentro) do saquinho para manter limpa. “Se você pendurar na orelha ou deixar no queixo você pode sujar a máscara e ela pode cair no chão”, alerta o infectologista.

    Além de usar máscara e higienizar as mãos, lembre-se do distanciamento social! Ah, e se tiver mais alguma dúvida sobre protocolos de segurança da covid nos vestibulares, manda nas redes do GUIA, vai ser um prazer te ajudar! Se cuida, estudante <3

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade