Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Dúvidas de português Por Blog Viagem ou viajem? Haver ou a ver? Tire suas dúvidas de português aqui!

“Nenhum” ou “nem um”?

Entenda as duas expressões e aprenda suas flexões

Por Carolina Vellei Atualizado em 21 nov 2017, 17h43 - Publicado em 25 fev 2015, 23h14

nenhum_materia

Sonoramente, “nenhum” e “nem um” são praticamente iguais. Na escrita, são duas formas bem diferentes e que confundem a cabeça de muita gente. Entenda o sentido de cada uma das expressões:

Nem um:

“Nem um” equivale a nem um sequer ou nem um único, com sentido quantitativo em frases como a seguir. A expressão flexiona em gênero (para o feminino, nem uma).

– Nem um aluno compareceu.

– Nem um deputado compareceu ao evento. 

Na linguagem coloquial, é comum ouvir até a expressão “Nem unzinho”. Ex: “Não ganhei cachorros quando era criança, nem unzinho sequer”.

Nenhum:

Já a forma “nenhum” trata-se de um pronome indefinido variável, que admite a flexão de gênero e número. “Nenhum” é a forma negativa de “algum”, do mesmo jeito que “ninguém” é a forma negativa de “alguém”.

Exemplos:

– Nenhum carro resistiu à enchente de domingo.

– Mulher nenhuma compareceu à reunião do clube do livro. 

Como falamos no começo dessa explicação, a palavra admite a flexão de gênero e número. Portanto, além da forma “nenhuma”, também existe “nenhuns” e “nenhumas”. Chocante, né? O plural quase nunca é usado, mas se “nenhum” estiver antes de um substantivo no plural, ele precisa ir para o plural também! Se estiver depois, daí não admite flexão e pode ser substituído por “algum”.

Continua após a publicidade

Exemplos:

– Nenhuns desejos me atiçam neste domingo.

– Dinheiro nenhum (ou algum) compra a minha felicidade.

Atenção!

É bom avisar que muitas vezes as duas expressões são equivalentes. “Nenhum” (junto) surgiu da aglutinação da conjunção “nem”, acompanhada do numeral “um”. Em casos como o colocado abaixo, pode ser usada tanto uma forma, quanto a outra:

Nenhuma (ou nem uma) pessoa se manifestou contra a nova regra.

O que há entre as duas é uma diferença de “força”. A forma “nem uma” dá uma ênfase maior ao fato de “nem uma pessoa sequer” (nem umazinha!) ter se manifestado contra a nova regra.

______________

Bônus: Você já usou a palavra “nenhures”? É um advérbio de lugar e significa “em nenhum lugar”. É oposto de “algures”. Veja um exemplo: “Não encontro meu irmão nenhures”. Diferente, né?

Consultoria:

– 1001 dúvidas de português

José Nicola e Ernani Terra

Editora Saraiva

Continua após a publicidade
Publicidade