“A distância” sem crase ou “À distância” com crase?
Essa expressão gera desacordo até entre gramáticos

O correto é dizer “ensino a distância” ou “ensino à distância”? Se você ficou em dúvida, saiba que não está sozinho, diversos gramáticos estão nessa com você! Isso mesmo, o uso da crase na expressão é tão polêmico que gera desacordo mesmo entre os estudiosos da língua portuguesa.
Em linhas gerais, os gramáticos menos tradicionais defendem o uso da crase todas as vezes que a expressão aparece, justamente para evitar ambiguidades na interpretação. Para eles, portanto, seria mais aconselhável escrever “ensino à distância”.
Por outro lado, os gramáticos clássicos afirmam que nem sempre (como neste caso do ensino) a palavra “distância” vem acompanhada do artigo “a”, e o “a” que aparece é apenas a preposição. Sendo assim, não ocorreria a crase, que é a junção dessas duas letras marcada pelo acento grave (`). Para eles, a regra é utilizar a crase na expressão apenas quando a distância é evidenciada, como nos exemplos:
- O shopping ficava à distância de 500 metros do escritório.
- Este apartamento é mais valorizado por se encontrar à distância de apenas 100 metros da estação de metrô.
Vale destacar também que na locução prepositiva “à distância de” o uso da crase é unânime, assim como em outras locuções como “à moda de”, “à maneira de” etc.
- Mantenha-se à distância deste tipo de situação!
Por fim, resta concluir que nos casos em que as distâncias não estão explícitas e não se trata da locução prepositiva, o uso da crase é facultativo. Cabe a você decidir se prefere ou não usá-la.