Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Estante Por Blog Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com

5 livros clássicos que todo vestibulando precisa ler

Mesmo as provas que não cobram lista de livros – como o Enem – baseiam-se nos grandes clássicos para elaborar suas provas de literatura

Por Ana Lourenço Atualizado em 16 Maio 2019, 16h59 - Publicado em 15 mar 2016, 21h59

Se você checar, uma a uma, as listas obrigatórias de leitura dos grandes vestibulares, vai reparar que, mesmo sendo diferentes, elas têm tudo a ver uma com a outra. Isso porque, com algumas exceções, muitas obras se repetem de ano a ano. Além disso, mesmo as provas que não cobram lista de livros – como o próprio Enem – baseiam-se nos grandes clássicos para elaborar suas provas de literatura.

Então, não é surpresa dizer que alguns livros são essenciais para o bom resultado nas provas de português e literatura. E é por isso que não podem faltar na biblioteca do vestibulando! Segundo o professor Diogo Mendes, do cursinho online Descomplica, podemos resumir essas grandes obras em cinco – seja porque são muito cobradas nas listas, seja por que têm grandes chances de pintar na prova do Enem.

“No Enem, nota-se a presença de algumas obras clássicas, como O cortiço, de Aluísio Azevedo, por exemplo. Mas também há obras mais contemporâneas sendo cobradas, de diferentes gêneros textuais: contos, crônicas, letras de música”, explica o professor. Essa mistura certamente deixa a prova mais dinâmica e menos cansativa, mas requer também uma dose extra de interpretação de texto.

  • cortiço-casmurro-laçosfamilia
    Imagens: divulgação

    Já nos vestibulares que cobram lista de livros, como a Fuvest e a Unicamp, as obras são bastante variadas: desde clássicos brasileiros até livros de países como Moçambique. “Nessas listas encontramos clássicos, tanto os brasileiros como portugueses, como a antologia Poemas, de Camões, e Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco. Também há obras mais modernas, como textos de Clarice Lispector e Guimarães Rosa.” Para Diogo, o destaque mais recente é o livro Poemas negros, de Jorge de Lima, que evidencia a cultura negra.

    Veja agora os cinco livros que todo estudante deve ter na biblioteca:

    As obras literárias mais importantes para o vestibulando
    1. O cortiço, de Aluísio Azevedo
    2. Dom Casmurro, de Machado de Assis
    3. Vidas secas, de Graciliano Ramos
    4. Laços de família, de Clarice Lispector
    5. A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade

     

  • Continua após a publicidade
    Publicidade