Clique e assine GE Play por R$16,90
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Arquitetura ou Engenharia Civil? Tire as dúvidas aqui

Por Lisandra Matias - Atualizado em 24 fev 2017, 15h08 - Publicado em 16 jun 2016, 14h49

Você gosta de desenhar, tem habilidades manuais e aprecia uma boa construção. Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil podem ser opções bacanas para você. Conheça aqui mais sobre esses cursos e saiba a diferença entre eles.

(imagem: istock)

A construção civil – construção de casas, prédios, edifícios comerciais etc – é uma área comum de atuação dos dois profissionais. Tradicionalmente, enquanto o arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço, o engenheiro civil implanta o projeto, buscando soluções técnicas.

O arquiteto organiza os espaços segundo critérios de conforto, estética e funcionalidade. Ele determina os materiais que serão utilizados, levando em conta o uso do imóvel e critérios como iluminação e ventilação.

Já a atuação do engenheiro civil inclui, por exemplo, a análise das características do solo e a definição do tipo de fundações. Ele desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento.

Em grandes obras é comum engenheiros e arquitetos trabalharem juntos. Nas pequenas, cada um dos profissionais pode se responsabilizar por todas as atividades envolvidas na construção.

Mas, cada um deles também tem um campo de trabalho bem específico.

 

O arquiteto pode trabalhar com:

Urbanismo – Planejar uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e o zoneamento.

Paisagismo e ambiente – Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças.

Restauro de edifícios – Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Continua após a publicidade

Comunicação visual – Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Faça o teste: Arquitetura é a carreira certa para você?

 

E outras áreas de atuação do engenheiro civil são:

Infraestrutura e transporte – Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Hidráulica e recursos hídricos  – Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento – Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Teste: Você leva jeito para Engenharia Civil?

 

Na faculdade, a grade curricular também apresenta diferenças. Na arquitetura, você terá uma ênfase maior em Artes e Humanidades, mas sem desprezar os conhecimentos ligados à Enge­nharia Civil, como cálculos e projetos estruturais, por exemplo. No curso de Engenharia Civil, a formação é mais forte em matemática e física.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade