logo-ge

Como é um curso de Ciências Contábeis?

Graduação é uma das 10 mais procuradas no Sisu 2018/1 e uma das maiores em número de matrículas no país

(imagem: istock)

(imagem: istock) (stockphotographers/iStock)

O profissional de Ciências Contábeis – o contador – é essencial para o funcionamento de uma empresa, desde o seu início: ele registra a companhia junto aos órgãos do governo e obtém o alvará para o começo das atividades. Ele também elabora demonstrações financeiras e controla toda a movimentação (contas, empréstimos, investimentos). Além disso, pode trabalhar em auditoria (verificando os registros contábeis), em perícia contábil (emitindo opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais), ou ainda, como controller, relacionando os resultados almejados aos controles adequados.

Para entender mais sobre essa graduação, que está entre 5 maiores do país em número de matrículas e entre os 10 cursos mais procurados nos Sisu 2018/1, de acordo com o balanço parcial feito pelo Ministério da Educação (MEC), falamos com a professora Ana Beatriz Moraes, coordenadora da graduação em Ciências Contábeis do Ibmec-RJ. Acompanhe a entrevista:


Guia do Estudante (GE) – Quais as principais características do profissional de Ciências Contábeis?

Profa. Ana Beatriz Moraes – O profissional de Ciências Contábeis se atualiza constantemente, está atento à legislação e é capaz de atuar de forma analítica e de apoiar a estratégia da empresa. É importante ressaltar que o ambiente de trabalho do contador não tem nada de calmo ou de rotineiro.


GE – Que perfil de aluno pode se dar bem nessa carreira?

Profa. Ana Beatriz Moraes – O estudante que quer seguir essa área precisa ser dinâmico e capaz de tralhar sob pressão, além de usar a tecnologia de forma desembaraçada. Também são premissas do candidato: ser organizado, ser discreto, não ter problemas em lidar com a rotina, sentir-se à vontade para trabalhar em lugares diferentes. Foco, energia, boa disposição e trabalhar bem em equipe são características muito importantes também.

GE – Como está estruturada a graduação em relação a disciplinas básicas, disciplinas específicas e atividades práticas?

Profa. Ana Beatriz Moraes – Normalmente, os alunos contam, de forma aproximada, com 30% do curso em disciplinas básicas, 50% em disciplinas específicas e 20% em atividades práticas.


GE – Quais as principais disciplinas básicas e o que se aprende nelas?

Profa. Ana Beatriz Moraes – Vou citar três exemplos de matérias:

Introdução à Contabilidade – Conceitos fundamentais da contabilidade, apresentação das normas e dos pronunciamentos contábeis.

Laboratório de Negócios – Lógica e funções em Excel e de organização de bancos de dados.

Contabilidade Intermediária – Conteúdo que, somado aos demais da linha de contabilidade societária, dá base aos pronunciamentos contábeis vistos nos períodos mais avançados.


GE – E em relação às disciplinas específicas? Poderia citar alguns exemplos?

Profa. Ana Beatriz Moraes – Contabilidade Avançada – Apresentação dos pronunciamentos contábeis que apoiam a compreensão da teoria avançada da contabilidade e da contabilidade pública.

Gestão e Controle de Custos – Conteúdo sobre os métodos e a gestão de custeio. É a base de formação do controller.

Contabilidade e Planejamento Tributário – Conceitos, práticas e especificidades da área de tributos.


GE – O que os alunos têm de atividades práticas?

Profa. Ana Beatriz Moraes – Aulas de Laboratório de Prática Contábil, aulas práticas de finanças, além de contato com disciplinas que reforçam a parte prática com estudos de casos. Em Prática Contábil, por exemplo, procura-se recriar um ambiente semelhante aos das grandes empresas em relação ao tratamento das informações contábeis, tanto no que diz respeito ao registro das operações como na geração de relatórios financeiros.

GE – Quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos?

Profa. Ana Beatriz Moraes – As duas maiores dificuldades, quase sempre, estão associadas à base matemática e à capacidade de interpretação de problemas. O aluno de Ciências Contábeis não é somente alguém que repete processos. Ele precisa ser crítico e ter uma percepção apurada para entender quando as situações mudam.


GE – Há obrigatoriedade de apresentação de trabalho de conclusão de curso (TCC) para se formar? E estágio?

Profa. Ana Beatriz Moraes – Não há obrigatoriedade, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Quando a instituição de ensino exige, o trabalho de conclusão de curso é apresentado na forma de uma monografia, tendo como diretriz um tema abordado durante o curso. Já a realização de estágio é obrigatória.


GE – Como está o mercado de trabalho para quem se forma em Ciências Contábeis? Quais áreas estão mais aquecidas?

Profa. Ana Beatriz Moraes – O mercado é bem amplo para esse profissional. Dificilmente, os estudantes terminam o curso sem uma posição no mercado. As áreas mais demandadas são auditoria, consultoria, compliance, fiscal e controladoria. Isso ocorre por uma série de motivos, entre eles:

– atualmente, cada vez mais, é necessário manter o controle do fluxo de dinheiro nas empresas e o profissional de contabilidade é muito bem preparado para isso;

– auditorias ajudam na prevenção de falhas e do uso indevido de dinheiro; e

– análise e conhecimento de custos orientam as decisões estratégicas de forma mais segura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s