Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

No Dia Nacional da Matemática, conheça mais sobre esse curso

Além de lecionar, matemático também pode trabalhar em empresas, desenvolvendo ferramentas para solucionar problemas

Por Lisandra Matias Atualizado em 16 Maio 2018, 13h28 - Publicado em 4 Maio 2018, 13h18
domin_domin/iStock

Dia Nacional da Matemática, em 6 de maio, comemora o nascimento do matemático, escritor e educador brasileiro Julio César de Mello e Souza, mais conhecido por Malba Tahan (1895-1974). Autor de mais de cem livros, em cerca de metade deles Malba Tahan abordou a matemática de forma instigante, envolvida em enigmas e fantasias. Sua obra mais famosa, O homem que calculava, que mistura contos árabes e o saber matemático, vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Brasil e foi traduzida para vários idiomas, como espanhol, inglês e alemão.

Ainda que muitas vezes considerada uma ciência difícil e complexa, a Matemática é um dos cursos de licenciatura (que forma professores) mais buscados pelos estudantes universitários, atrás apenas de Pedagogia, Educação Física e Biologia. Atualmente, segundo apuração exclusiva do Guia do Estudante, há 502 cursos de Matemática no país – 67 bacharelados e 435 licenciaturas.

  • Diferentes enfoques

    Se a licenciatura é o curso que forma professores de Matemática para os ensinos Fundamental e Médio, o bacharelado prepara basicamente, o pesquisador que vai se aprofundar pelo universo matemático, estudando mais a fundo álgebra, cálculo, geometria e equações, entre outros conteúdos. O bacharel também pode fazer carreira em empresas, indústrias e bancos, trabalhando com ferramentas matemáticas para solucionar problemas nas áreas de finanças e logística. Ambos, licenciado e bacharel, também têm a possibilidade de seguir carreira acadêmica e, por meio de cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado, ministrar aulas em universidades.

    Além desses cursos tradicionais de Matemática, algumas instituições oferecem bacharelados com formação específica, como:

    Continua após a publicidade

    Matemática Aplicada e Computacional – Forma o matemático que vai desenvolver tecnologias e projetos para empresas. Ele vai aplicar técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na solução de problemas em áreas variadas, como engenharia, medicina e agricultura.

    Quem oferece: FGV, Furg, Ueb (Matemática com enfoque em informática), UEPG, Ufam, UFF, UFMG, UFPB, UFRJ, UFS, Unicamp, Unicentro-PR, USP (São Paulo), USP (São Carlos; Matemática Aplicada e Computação Científica).


    Matemática Empresarial
    – O profissional vai trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing e à logística de empresas.

    Quem oferece: PUCRS, UEL, USP (Ribeirão Preto; Matemática Aplicada a Negócios).


    Matemática Industrial
    – O profissional vai atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários.

    Quem oferece: UFC, Ufes, UFG, UFPR.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade