logo-ge

No Dia Nacional da Matemática, conheça mais sobre esse curso

Além de lecionar, matemático também pode trabalhar em empresas, desenvolvendo ferramentas para solucionar problemas

 (domin_domin/iStock)

Dia Nacional da Matemática, em 6 de maio, comemora o nascimento do matemático, escritor e educador brasileiro Julio César de Mello e Souza, mais conhecido por Malba Tahan (1895-1974). Autor de mais de cem livros, em cerca de metade deles Malba Tahan abordou a matemática de forma instigante, envolvida em enigmas e fantasias. Sua obra mais famosa, O homem que calculava, que mistura contos árabes e o saber matemático, vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Brasil e foi traduzida para vários idiomas, como espanhol, inglês e alemão.

Ainda que muitas vezes considerada uma ciência difícil e complexa, a Matemática é um dos cursos de licenciatura (que forma professores) mais buscados pelos estudantes universitários, atrás apenas de Pedagogia, Educação Física e Biologia. Atualmente, segundo apuração exclusiva do Guia do Estudante, há 502 cursos de Matemática no país – 67 bacharelados e 435 licenciaturas.

Veja também

Diferentes enfoques

Se a licenciatura é o curso que forma professores de Matemática para os ensinos Fundamental e Médio, o bacharelado prepara basicamente, o pesquisador que vai se aprofundar pelo universo matemático, estudando mais a fundo álgebra, cálculo, geometria e equações, entre outros conteúdos. O bacharel também pode fazer carreira em empresas, indústrias e bancos, trabalhando com ferramentas matemáticas para solucionar problemas nas áreas de finanças e logística. Ambos, licenciado e bacharel, também têm a possibilidade de seguir carreira acadêmica e, por meio de cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado, ministrar aulas em universidades.

Além desses cursos tradicionais de Matemática, algumas instituições oferecem bacharelados com formação específica, como:

Matemática Aplicada e Computacional – Forma o matemático que vai desenvolver tecnologias e projetos para empresas. Ele vai aplicar técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na solução de problemas em áreas variadas, como engenharia, medicina e agricultura.

Quem oferece: FGV, Furg, Ueb (Matemática com enfoque em informática), UEPG, Ufam, UFF, UFMG, UFPB, UFRJ, UFS, Unicamp, Unicentro-PR, USP (São Paulo), USP (São Carlos; Matemática Aplicada e Computação Científica).


Matemática Empresarial
– O profissional vai trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing e à logística de empresas.

Quem oferece: PUCRS, UEL, USP (Ribeirão Preto; Matemática Aplicada a Negócios).


Matemática Industrial
– O profissional vai atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários.

Quem oferece: UFC, Ufes, UFG, UFPR.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s