logo-ge

Para projetar móveis devo fazer Design de Interiores ou Arquitetura e Urbanismo?

(Imagem: Thinkstock)

Esta semana a leitora Andressa Bassani nos conta que pretende ter uma loja de móveis sob encomenda quando se formar e quer saber qual curso superior pode ajuda-la melhor a projetar mobiliário: Arquitetura e Urbanismo ou Design de Interiores?

“Boa tarde, meu nome é Andressa Bassani, tenho 16 anos e estou cursando o último ano do ensino médio. Como a maioria dos adolescentes da minha idade tenho muitas dúvidas sobre a carreira que devo seguir e que faculdade cursar.

Então, quero muito projetar ambientes, mas especificamente ter a minha loja de móveis sob medida, porém não sei se isso se encaixa no curso de Arquitetura ou de Designer de Interiores. A meu ver, isso se encaixaria em Arquitetura, em função dos desenhos, projetos e maquetes que são muito exigidas. Porém, pensando por outro lado, Design de Interiores também seria um opção, mas sei que nesse curso estuda-se como montar, por exemplos, poltronas, e esse não seria meu foco. Aguardo ansiosamente um retorno, desde já muito obrigada.”

Tanto arquitetos quanto designers de ambientes podem projetar móveis. Ao longo da graduação, ambos os profissionais têm noções de conforto, ergonomia, história da arte e também fazem exercícios de desenho técnico. No entanto, a formação em Arquitetura e Urbanismo é muito mais abrangente, já que a escala dos projetos na área costuma compreender edifícios, especificações de praças e parques ou até mesmo cidades inteiras.

>> Saiba mais sobre a carreira em Arquitetura e Urbanismo

A aluna do oitavo semestre do curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), Karoline Andrade, explica que a graduação da USP, por exemplo, está muito mais direcionada ao estudo de edifícios, paisagismo e planejamento urbano. “Costumamos fazer projetos de equipamentos públicos, habitação de interesse social ou outros grandes complexos”, ressalta. Assim, para quem já tem uma área de atuação bem definida em mente, como é o caso da Andressa, cursar Arquitetura pode ajudar pouco na elaboração de mobiliário.

>> Leia também sobre a carreira em Design de Interiores

Já em Design de Interiores o estudante encontrará um conteúdo bem mais direcionado para a criação de móveis, como conta a designer de ambientes Viviane Okubo, formada pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), onde também cursa pós-graduação em Design de Móveis. Ela lembra que, durante a faculdade, teve dois semestres direcionados ao estudo de mobiliário e destaca que o aluno do curso estuda temáticas como estética, percepção do usuário com relação ao projeto, critérios de viabilidade da fabricação de determinado móvel e tipos de materiais e acabamentos que podem ser utilizados em cada caso. “Se o interesse por design de móveis continuar, há a possibilidade de se fazer uma pós-graduação nessa área. Nela, os assuntos serão abordados com maior profundidade”, sugere.

Confira seu depoimento!

(Imagem: Thinkstock)

Viviane Okubo, pós-graduanda em Design de Móveis pela UEMG:

“Oi Andressa! Sou formada em Design de Ambientes pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), pós graduanda em Design de Móveis na mesma instituição e trabalho em um escritório de arquitetura. Vamos por partes!

Já que você deseja projetar ambientes, acredito que o curso de Design de Ambientes/Interiores seja mais focado no seu interesse. Os arquitetos também podem projetar ambientes e móveis muito bem, porém estudam elementos construtivos referentes à estrutura e à edificação em si. Por isso, vejo que no seu caso seria melhor ir direto ao ponto e focar no interior e no mobiliário. No curso de Design de Ambientes, você vai estudar como é o comportamento do usuário, configurações de layout, pesquisa de materiais e acabamentos, percepção das luzes, cores e formas, desenho técnico e outras informações necessárias para elaborar um projeto (residencial, comercial, efêmero etc).

No meu curso superior tive dois semestres de uma matéria destinada a projetos de móveis, em que tivemos noções de materiais, conceito, estética, viabilidade de fabricação etc. E, se o interesse por design de móveis continuar, existe a possibilidade de fazer uma pós-graduação nessa área. Nela, os assuntos serão abordados com maior profundidade e o conteúdo incluirá disciplinas sobre mercado e tendências, história do mobiliário, entre outros. No projeto final da pós-graduação que eu faço, por exemplo, o aluno da UEMG deve projetar e executar um móvel de sua escolha, sob orientação de um professor.

É importante lembrar também que o designer de móveis atua dentro de algumas possibilidades que podem te interessar: ele pode trabalhar como funcionário contratado de uma empresa ou indústria e desenhar móveis para ela, pode ter sua própria loja com móveis de criação autoral ou revenda de outras marcas, ou um escritório que atenda a diversas lojas criando produtos específicos para determinado público. Então, dá para ver que o campo de mobiliário para o designer de ambientes é vasto. Espero que possa ter ajudado e sugiro que você converse com profissionais da área para ver se é essa formação mais direcionada que você busca. Boa sorte!”

_______________________
Quer que a sua dúvida sobre profissão seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s