Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Psicologia: confira 10 áreas de atuação além da clínica

Acompanhamento terapêutico e Neuropsicologia estão entre as opções

Por Lisandra Matias Atualizado em 20 mar 2020, 17h46 - Publicado em 14 set 2016, 14h52

Você acha interessante o curso de Psicologia, mas não se imagina atendendo pacientes em um consultório? Pois saiba que as possibilidades de trabalho vão muito além da área clínica. Veja algumas delas:

  • Psicologia educacional
    Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

    Psicologia hospitalar e da saúde
    Atender pacientes hospitalizados e seus familiares. Ao lado de outros profissionais, como médicos, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.

    Psicologia esportiva
    Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.

    Psicologia organizacional e do trabalho
    Selecionar funcionários para empresas. Promover relações saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.

    Continua após a publicidade

    Psicologia social
    Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

    Psicologia do trânsito
    Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores, entre outros.

    Comportamento do consumidor
    Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

    Orientação profissional
    Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir, por meio de trabalho individual ou em grupo, com a utilização de técnicas de autoconhecimento e informações sobre as profissões.

    Acompanhamento terapêutico
    Acompanhar crianças ou adultos com necessidades especiais em atividades diversas, a fim de proporcionar maior autonomia e inserção social.

    Neuropsicologia
    Atuar no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade