logo-ge

Nova proposta de redação: o uso da poesia no cotidiano

A proposta de redação desta semana foi tirada do Vestibular 2012 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Leia os textos abaixo e siga as instruções.

A imprensa noticiou um caso curioso em agosto de 2011: um delegado fez o relatório de um crime em forma de poesia. Sua atitude gerou uma grande polêmica. De um lado, pessoas concordavam com a ideia de que a poesia deve fazer parte do cotidiano, independente da profissão, religião, ou qualquer outro segmento. Por outro lado, pessoas ponderavam que, em se tratando de criminalidade e justiça, os fatos precisam ser tratados de forma objetiva.

O texto I é uma reportagem sobre o caso e o texto II é o relatório/poesia escrito pelo delegado.

texto1

texto2

INSTRUÇÃO: Agora, imagine que você, ao ler a página policial de um jornal, tenha se deparado com as informações contidas nos textos I e II. Você resolve, então, participar comentando sobre o uso da poesia no cotidiano.

Escreva um texto dissertativo – argumentativo para ser publicado no jornal, expondo o seu ponto de vista sobre o caso noticiado. Dê um título ao seu texto. Ele deve ter até 20 linhas digitadas.

 

Você pode enviar seu texto até quarta-feira, dia 31 de julho, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.