Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Veja dicas de 4 estudantes nota mil em redação no Enem

Treino constante e atenção aos erros cometidos nos estudos são pontos importantes para se obter uma excelente nota

Por Carolina Vellei
Atualizado em 19 mar 2019, 18h47 - Publicado em 23 fev 2018, 15h12
(Lucas S. Paiva/Guia do Estudante)

Débora Valença, Aline Maria Barbosa, Marcus Vinicius e Maria Juliana fazem parte do pequeno grupo de 53 estudantes que conseguiram obter a nota máxima na correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017.

Entre as coincidências, estão o fato de estudarem em um mesmo colégio em Fortaleza, no Ceará (o Ari de Sá), e de buscarem a mesma carreira: Medicina.

Conversamos com os quatro estudantes para conhecer suas estratégias de estudo para a redação. Veja as dicas a seguir!

Continua após a publicidade

Treino constante

Por terem escolhido um curso muito concorrido, a dedicação à prova de redação do Enem foi grande. De todas as áreas, essa é a única cuja nota funciona no sistema tradicional de zero a 1000, o que significa que o candidato tem uma chance mais concreta de conseguir 1000 pontos.

“Quando eu estava mais livre, chegava a fazer três redações por semana”, conta Aline Maria Barbosa. Para ela, o importante é fazer pelo menos um texto semanal.

Continua após a publicidade

Além disso, quando fazia a redação em casa, Aline tinha o hábito de pesquisar sobre o assunto antes. “Todo mundo fala que no dia da prova não vai ter internet, mas é justamente por isso. É bom adquirir conhecimento de vários temas para quando chegar a hora da prova você estar preparado para o que der e vier”, explica.

A estratégia de Maria Juliana também envolvia fazer um texto por semana, além de um curso de redação para focar na produção textual. “Treinei bastante até descobrir qual o melhor método para controlar o tempo e ganhar mais confiança”, conta. Na sua opinião, o esforço valeu a pena.

Juliana aconselha, além dos treinos, que os estudantes aproveitem para corrigir erros gramaticais e entendam as correções dos professores antes do Enem para aperfeiçoar a escrita.

Continua após a publicidade

Repertório cultural

Leitura é fundamental para conseguir fazer uma boa interpretação de texto e, consequentemente, uma boa redação. No entanto, não basta ler muito. Quantidade conta bem menos do que qualidade nesse quesito.

Marcus Vinícius conta que focava em livros de filosofia e sociologia para ter boas referências na hora de fazer citações nos textos. Para ampliar seu repertório cultural, também usava as edições impressas do Guia do Estudante de atualidades e gostava de assistir a filmes e séries.

Continua após a publicidade

Débora Valença também apoiou os seus estudos na leitura da Constituição Federal para ter um repertório básico de leis, o que a ajudou na hora de encontrar as soluções para os problemas propostos pelos temas do Enem.

Em suas redações, Débora costuma identificar sempre dois agentes para a solução, ou duas linhas gerais. “Com o governo, abordo principalmente a questão de infraestrutura e, com a sociedade, relaciono mais à questão da cultura”.

No caso do tema do Enem 2017, o “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, apontou como agentes o governo, no plano da acessibilidade, e a sociedade, quanto ao preconceito.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Outras dicas para tirar nota 1000

Ficar calmo é essencial na hora da prova. Por isso, é importante que, além do treino constante de produção de texto, os estudantes também façam simulados completos do Enem. Ou seja, além de fazer a prova de redação, fazer junto a prova de Linguagens e de Ciências Humanas, dentro do tempo permitido pela banca: 5h30.

A estudante Débora Valença começou lendo o tema de redação e anotando as ideias que iam passando pela sua cabeça naquele momento. Depois desse contato inicial, foi para as questões objetivas e só depois de três horas voltou para a redação. “Não gosto de fazer logo no começo porque durante a prova você costuma ter outras ideias”, explica.

No fim das contas, não existe fórmula mágica para tirar nota mil. A dica que todos os estudantes deram foi treinar bastante. “É importante se dedicar. Quanto mais diversidade de assuntos souber, quanto mais treino tiver, melhor para reconhecer seus erros e se aprimorar”, acredita Débora.

 

Publicidade
Veja dicas de 4 estudantes nota mil em redação no Enem
Enem, Redação
Veja dicas de 4 estudantes nota mil em redação no Enem
Treino constante e atenção aos erros cometidos nos estudos são pontos importantes para se obter uma excelente nota

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.