Às vezes, não basta dizermos que determinado lugar é chique, queremos dizer que ele atingiu um outro patamar de elegância. Nestes casos, podemos nos referir a ele como “chiquíssimo” ou “chiquérrimo”? Para responder, precisamos resgatar um conceito da Língua Portuguesa, o dos superlativos.
Superlativo absoluto ou relativo
O grau superlativo pode ser absoluto, quando não há comparação com outros seres – nesse caso, o sujeito é muito chique, sem ser mais ou menos chique que outro. Ou pode ser superlativo relativo, quando existe essa comparação.
As classificações não param por aí: o grau superlativo absoluto pode ser sintético, quando a flexão do adjetivo é feita por um sufixo, ou analítico, quando o adjetivo é acompanhado por um advérbio (muito, super, extremamente).
Chiquíssimo é um caso de superlativo absoluto – assim como inteligentíssimo, altíssimo, fortíssimo, felicíssimo, entre outros exemplos. Se dá pela junção do adjetivo com o sufixo “íssimo”
Exemplos com chiquíssimo
- Eles foram jantar em um restaurante chiquíssimo no centro da cidade.
- Todos os convidados do casamento acharam o vestido da noiva chiquíssimo.
- A mãe achou o namorado da filha chiquíssimo.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.