Já ficou na dúvida entre usar a palavra “coxa” ou “cocha”? Afinal, no açougue você vai encontrar coxas ou cochas de frango?
Ambas as formas têm exatamente o mesmo som quando pronunciadas e, por serem tão semelhantes na escrita, é normal se confundir na hora de usá-las. Mas vamos te ajudar!
Para começar, já anota aí: as duas palavras estão corretas, mas têm significados diversos. Confira abaixo:
Coxa
Coxa é um substantivo feminino que se refere a parte do corpo humano, ou de animais, localizada entre o quadril e o joelho.
Além disso, coxa também pode ser usada como um adjetivo. Nesse caso, é o feminino de coxo e é sinônimo de manco, desnivelado, instável.
Confira alguns exemplos:
- O atleta lesionou a coxa.
- A coxa do frango estava muito saborosa.
- Uma das minhas comidas preferidas é a coxinha.
- Cuidado ao sentar nessa cadeira, porque ela está coxa.
Cocha
Já cocha pode ter três significados: cordões que formam os cabos de embarcações; recipiente feito de um tronco de árvore escavado; ou ser a forma conjugada do verbo cochar – sinônimo de retorcer.
Veja exemplos:
- Você já conferiu as cochas do navio?
- Ele colocou os alimentos na cocha.
- Ela sempre cocha as roupas antes de estendê-las no varal.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.