Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Dia Nacional da Língua Portuguesa: melhores dicas para dominar a gramática

Confira as respostas das dúvidas mais frequentes de Português!

Por Juliana Morales Atualizado em 5 nov 2020, 09h57 - Publicado em 5 nov 2020, 07h07

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data, criada em 2006, homenageia o escritor e político brasileiro – e grande estudioso da língua – Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Está aí, então, uma ótima oportunidade para falar sobre essa bela língua, que tem mais de 234 milhões de falantes no mundo, de acordo com o levantamento realizado pelo site World Tips, baseado na 22ª edição do Ethnologue, que analisa dados da população mundial. Além do Brasil, o idioma também é falado em países como Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste. 

Falando nisso, que tal conhecer a literatura portuguesa além das fronteiras do Brasil? Fizemos uma lista de autores lusófonos que você deveria conhecer, veja aqui.

Também é hora de tirar dúvidas!

Verdade seja dita: o Português não é a língua mais difícil do mundo, mas também não é moleza. Tem suas complexidades, na fonética, na ortografia, nas flexões e nas regras de colocação. Mesmo sendo nativo, quem nunca ficou em dúvida se havia crase? Ou quem já confundiu duas palavras semelhantes com significados distintos? E atire a primeira pedra quem nunca separou um sujeito de um predicado com uma vírgula!

Dúvidas e erros de Português acontecem. O que devemos fazer é aprender com eles e estudar constantemente a língua para evitá-los. Por isso, o GUIA reuniu as respostas para as dúvidas de português mais frequentes. Guarde esta lista com carinho para consultá-la sempre que precisar!

Confira também outros materiais que esclarecem as principais dificuldades em relação à gramática:

Dicas de estudo

Sim, só com essa lista, deu para perceber que são muitas regras e é preciso treino, com escrita e leitura, para conseguir memorizá-las. Mas existem maneiras divertidas, fáceis e até lúdicas de tirar suas dúvidas: com aplicativos, por exemplo. Que tal? Listamos 9 aplicativos gratuitos para estudar Português. Eles vão ajudar você a aprimorar seus conhecimentos sobre gramática, ampliar seu vocabulário e tirar dúvidas sobre as regrinhas que sempre te deixam confuso!

Outra maneira bacana de estudar é pelo Instagram. Quer dicas de perfis para seguir e ficar em dia com os conteúdos de Língua Portuguesa? Temos também! 

E, é claro, uma última dica: continue de olho nos conteúdos que postamos regularmente aqui no GUIA. É sempre um prazer ajudar vocês!

Continua após a publicidade

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade