“Emoldurar” ou “moldurar”: qual é o jeito certo?
As duas formas existem, mas uma delas é a mais adequada quando o assunto é colocar algo dentro de uma moldura; entenda a diferença.

Agora que o diploma de graduação na universidade não é mais impresso, muita gente ficou receosa pensando que não haveria mais como exibir a conquista na parede de casa ou do escritório. Como a gente te explica aqui neste outro texto, você ainda pode imprimir o diploma, no papel e gramatura específica para isso. Mas e depois de impresso, é hora de “moldurar” ou “emoldurar”?
A diferença entre as duas formas pode parecer pequena (e até desprezível), mas ela existe — e a boa notícia é que ambas estão corretas. As duas formas são dicionarizadas e registradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). O que muda é o uso e o contexto, ainda que de maneira opcional.
+ Dicas para imprimir o diploma universitário, agora que ele é apenas digital
“Emoldurar”
A forma mais comum que você vai encontrar é “emoldurar”, com o “E” na frente. Esse verbo indica o ato de colocar algo dentro de uma moldura, especialmente quando falamos de quadros, fotos, certificados ou obras de arte. É a palavra que você vai ouvir na maioria das conversas e ler na maioria dos textos.
- Vou emoldurar e pendurar o diploma do curso na parede do meu quarto;
- Quero mandar emoldurar esse pôster do Super-Homem;
- Mamãe emoldurou o desenho que Laura fez na escola;
- Emolduramos o jornal do dia em que nossa filha nasceu.
+ “Ainda assim” ou “ainda sim”: qual é o certo?
E “moldurar”?
No entanto, “moldurar” também existe, está correto e tem significado semelhante. A diferença é que o termo é mais comum em contextos ligados à marcenaria, carpintaria ou construção civil, indicando o ato de fabricar a moldura ou dar forma a uma estrutura.
- O marceneiro ainda está moldurando as peças para o espelho;
- Aprendi a moldurar quadros durante o curso de artesanato;
- Antes de emoldurar, é preciso moldurar a base de madeira;
- As janelas foram molduradas com madeira de demolição.
Ou seja, enquanto “emoldurar” foca na ação de colocar dentro de uma moldura, “moldurar” sugere criar a moldura em si. Mas pode ficar tranquilo! Dá para usar as duas formas nas duas situações, sem medo de errar.
+ “Meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”: qual é o certo?
Mas por que duas versões?
Ambas as palavras têm origem no substantivo “moldura”, que por sua vez vem do latim modulāre, ligado à ideia de dar forma, modelar ou delimitar.
A forma “emoldurar”, com o prefixo “e-” na frente, segue a lógica de outros verbos como “embalar”, “encaixotar”, “ensacar” e “enformar”. O prefixo vem do latim in-, que significa “dentro de”, “colocar em” ou “envolver com”. É uma forma bastante comum na Língua Portuguesa para a formação de verbos que indicam ação de colocar algo dentro de um recipiente, espaço ou estrutura.
Já o verbo “moldurar” tem origem em uma formação mais direta, é o substantivo “moldura” + o sufixo “-ar”, remetendo à ideia de criar a moldura, não ao ato de colocar algo dentro dela.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.