Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dúvidas de português

Continua após publicidade

“Meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”: qual é o certo?

Meia é feminino de meio? Quando usar cada uma dessas palavras? Entenda de uma vez por todas!

Por Taís Ilhéu
12 set 2023, 11h58

Como pode “meia”, uma única palavra, significar uma peça de vestuário ou a metade de alguma coisa? Ah, a Língua Portuguesa! No caso desta dúvida em específico, ainda tem mais um complicador: a diferença entre “meio” e “meia”. Mas respira fundo: o GUIA te ajuda a decidir se aquela reunião para a qual você foi convocado vai acontecer “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”!

Os significados de meio e de meia

Antes de tudo, é importante entender os significados das palavras “meio” e “meia”. E aí já tem uma pegadinha: “meio” pode ser o masculino de “meia”, mas “meia” jamais será o feminino de “meio”! Explicamos melhor.

A palavra “meio” é um advérbio que significa “um pouco”. É o que usamos, por exemplo, quando queremos dizer que alguém está um pouco cansado: “ele estava meio cansado daquela rotina corrida”.

Mas é importante saber que “meio”, enquanto advérbio, é invariável, o que significa que ele não flexiona para o gênero feminino! Então se fossemos reformular o exemplo anterior usando “ela”, a frase ficaria “ela estava meio cansada daquela rotina corrida”.

Continua após a publicidade

Já a palavra “meia”, além de se referir à peça de vestuário que usamos nos pés, também pode ser um numeral. Neste caso, é usada para designar a metade de alguma coisa. Alguns exemplos: meia banana, meia receita, meia dúzia e… meia hora!

Por ser um numeral, a palavra “meia” pode variar em número e gênero. Portanto, se a intenção é se referir à metade de algo no masculino, é permitido usar “meio”: meio do caminho ou meio mamão.

“Meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”

Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”. Sendo “hora” uma palavra feminina, o numeral “meia” deve concordar com ela.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

E um último detalhe: mesmo depois do Acordo Ortográfico, o hífen está mantido no caso de “meio-dia”, então não se esqueça dele.

Leia mais dúvidas de português aqui.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
“Meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”: qual é o certo?
Estudo
“Meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”: qual é o certo?
Meia é feminino de meio? Quando usar cada uma dessas palavras? Entenda de uma vez por todas!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.