
Pense no seguinte cenário: depois de anos dedicando-se arduamente aos estudos para garantir uma vaga naquela tão sonhada universidade… você conseguiu! Isso significa que “enfim” ou “em fim” você realizou seu sonho? A confusão é válida, afinal, os dois termos são homônimos, ou melhor, possuem a mesma grafia, mas sentidos e usos diferentes.
Mas antes de revelar a resposta correta para o exemplo acima, vamos às diferenças entre os dois modos, pois ambos existem.
Enfim
O termo “enfim” é um advérbio de tempo e, segundo o dicionário Michaelis, é definido como “ao fim, ao cabo, finalmente”. Ou seja, é utilizado para indicar a conclusão de algo ou de alguma ação.
Portanto, o certo é dizer que você “enfim” realizou o sonho de entrar para a universidade.
Exemplos
A menina mais estudiosa da classe, enfim, entrou para a universidade pública!
Enfim consegui consertar meu carro.
Até que enfim o Neymar fez um gol bonito pela seleção brasileira.
Enfim, sós.
Em fim
Já “em fim” é uma locução adverbial, e serve para expressar o fim de algo, e pode ser substituída por termos como “no final, ao término de”.
Exemplos
Neymar não está em fim de carreira, mas precisa jogar sabiamente durante seu tempo restante nas quadras para se tornar um ídolo.
Amanhã você responde o seu chefe, agora você já está em fim de expediente.
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.