“Eu suo” ou “eu soo”: qual é o certo?
Nesse calor, como é difícil conjugar o verbo "suar", né? Aprenda aqui de uma vez por todas.
Tudo indica que viveremos dias cada vez mais quentes nos anos que estão por vir. A média da temperatura mundial está lentamente subindo e ondas de calor, como a que estamos vivendo este ano, devem se multiplicar. Nessas condições, vai ser cada vez mais comum a conjugação de um verbo que, a primeira vista, parece um pouco complicado: o verbo “suar”.
Uma das dúvidas mais comuns, inclusive, é a forma correta de se conjugar a primeira pessoa do presente do indicativo: como dizer que você está suando? Embora tenha uma sonoridade meio estranha, o certo é dizer “eu suo”, mantendo a vogal U de sua raiz. “Eu soo” ou “eu souo” não devem ser usados, nesse caso. (“Eu soo”, aliás, existe na língua portuguesa, mas diz respeito a outro verbo: “soar”.)
Outra dúvida comum é como conjugar “suar” na terceira pessoa do presente: “ele sua” ou “ele soa”. A regra aqui é a mesma: mantenha o U e vá em frente. E essa dica vale para absolutamente todas as conjugações de suar: “tu suavas”, “nós suávamos”, “eles suassem” e por aí vai. Ficou mais fácil, não?
Exemplos de uso:
Eu suo muito pelas mãos, tudo que eu toco fica molhado.
Eu não sou uma pessoa que sua muito.
Eu suo mais quando estou dormindo, é quando sinto mais calor.
Veja mais dúvidas de português aqui.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.