Afinal, o que significa ‘persona non grata’? Entenda origem da palavra
Israel declarou o presidente Lula como "persona non grata" no país. O que isso quer dizer?
Nesta segunda-feira (19) o governo de Israel declarou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, como “persona non grata“. Isto aconteceu após Lula, em uma fala, comparar a atuação de Israel na Faixa de Gaza ao holocausto, genocídio que matou milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Mas afinal, o que significa ser “persona non grata”? A que idioma pertence este termo? Será que ele se restringe apenas à diplomacia? Explicamos abaixo.
+ Israel e Palestina: entenda a origem do conflito
Mas o que é uma “persona non grata”?
Nestes casos, vale sempre começar pela etimologia. O termo vem do latim: persona.ae/ persona + non + grata/ gratus.a.um. Significa, literalmente, uma pessoa que não é agradável ou não é bem-vinda. No plural, é personae non gratae.
O termo é mais usado na diplomacia, onde adquire um caráter técnico. Ser chamado de persona non grata significa que o representante de um país, seja ele um chefe de Estado ou um diplomata, não é mais bem-vindo em outro – como Lula em Israel agora.
O status de persona non grata está definido no artigo 9 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.
Uma pessoa se torna persona non grata para sempre?
Depende. A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 trata o assunto de maneira vaga. Não aponta prazos e medidas. Uma pessoa não se torna persona non grata imediatamente nem para sempre, mas a decisão fica nas mãos do país que declarou. No caso de Lula, Israel solicitou um pedido de desculpas do presidente para que eles retirem a declaração.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.