Qual é a pronuncia certa: óvos ou ôvos?
Entenda a maneira correta de pronunciar a palavra “ovos” e a explicação por trás dessa confusão comum

Se a pronúncia correta da palavra “ovos” já foi tema de discussão entre você e seus amigos, saiba que não estão sozinhos nessa. Algumas pessoas dizem “óvos” e outras “ôvos”, e isso pode gerar confusão.
Abaixo, esclarecemos a dúvida sobre a pronúncia e explicamos o motivo de essa questão ser comum em algumas regiões do Brasil.
A pronúncia correta
A forma correta de pronunciar a palavra é “óvos”, com o “o” aberto, como o som de “o” na palavra “óculos”. A pronúncia “ôvos”, com o “o” fechado, como em “avô”, é incorreta de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
- Errado: ôvos (com o “o” fechado)
- Correto: óvos (com o “o” aberto)
Por que a confusão?
A confusão entre “ôvos” e “óvos” ocorre principalmente devido à variação regional do português falado no Brasil. Em algumas regiões, as pessoas têm o hábito de fechar o “o” de certas palavras, especialmente aquelas com uma vogal fechada, como “ovos”.
Essa variação é mais comum em algumas áreas do Brasil, mas a forma “óvos” é a pronunciada de forma padrão, validada por dicionários e gramáticas.
Outro motivo é que algumas palavras realmente ficam com o “o” fechado quando alteradas para o plural, como bolsos (“bôlsos”), esposos (“espôsos”) e almoços (“almôços”).
A alteração do som do “ó” no plural, ou seja, no timbre da vogal, é chamada de metafonia, mas, como mostrado nos exemplos acima, ela não se aplica a todas as palavras, logo, é preciso avaliar caso a caso.
Por fim, vale lembrar que a variação linguística faz parte da própria evolução da língua – e, desta maneira, não dá para dizer que “ôvos” é uma pronúncia inaceitável ou errada em todos os contextos. Vale apenas uma atenção redobrada em ambientes mais formais.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.