Qual é o certo: “a domicílio” ou “em domicílio”?
As duas formas estão corretas, mas têm sentidos diferentes
Sabe aquele momento em que você para e pensa: “afinal, devo escrever ‘a domicílio’ ou ‘em domicílio’?” Parece confuso, não é? Essas expressões têm uma diferença simples, e com um pouco de atenção dá para usá-las direitinho, sem tropeçar no português.
Basicamente, a diferença entre as duas expressões está nas preposições, e cada uma delas faz toda a diferença dependendo do contexto. “O uso do ‘a’ indica movimento e, por isso, liga-se a verbos que propõem uma ação dinâmica, como o verbo ‘ir’. Um bom exemplo é esta frase: ‘Quando pedem, vou a domicílio’”, explica Roberto Lota, professor de português do Elite Rede de Ensino.
Já a expressão “em” indica uma noção estática, por isso liga-se a verbos que exigem esse tipo de preposição. O professor Roberto exemplifica com uma frase usada pelo gramático Domingos Paschoal Cegalla: “Atende-se em domicílio. (Atende-se alguém em um lugar)”.
Cuidado com o uso informal
Na língua informal, a expressão “a domicílio” é usada nos dois contextos, independentemente se tem ou não a ideia de movimento. Um exemplo clássico e que você já deve ter visto por aí é a frase: “Entregam-se pizzas em domicílio”. Gramaticalmente está incorreta, deveria ser usada a preposição “a” porque o verbo “entregar” é dinâmico. Mas se você escrever na forma correta: “a domicílio”, a frase poderá se entendida como se “o domicílio” estivesse recebendo algo.
“Há algumas linhas gramaticais que entendem que atualmente o uso pode ser indistinto, mas isso ainda não é um consenso entre as visões gramaticais”, alerta o educador. Então na dúvida, use a regrinha que a gente ensinou aqui para você.
+ Saiba como utilizar corretamente as conjunções e preposições
Da onde vem “domicílio”?
A origem vem da palavra latina “domus”, que significa “casa”. “Naquela época, ser a pessoa mais importante do domus era o ‘dominus’. Atualmente, palavras que partilham desta origem semântica são ‘dominador’, ‘domínio’, ‘doméstico’ e ‘domingo’ (o dia do Senhor). E junto a essas, há também a palavra ‘domicílio’, cujo sentido é o ‘local onde se reside, habitação’”, esclarece Roberto.
Como usar as duas expressões no dia a dia?
Veja aqui alguns bons exemplos:
- Depois de levar seu pai à praia, o levou ao domicílio.
- Chegamos a um domicílio desconhecido.
- Levam-se os livros a domicílio.
- Corta-se cabelo em domicílio.
- Contratar serviços de limpeza em domicílio pode ser uma solução prática.
Como é no jornalismo?
Dá uma olhada nas duas formas como o jornal Folha de S. Paulo usa as expressões e não erre mais:
“Para aqueles que querem otimizar a rotina sem perder a qualidade de cuidados, já existem uma série de profissionais e pet shops que oferecem o serviço de banho e tosa a domicílio.”
“Ela explica que as aulas em domicílio podem até ajudar, mas apenas um local estruturado terá todos os aparelhos necessários para executar os exercícios de maneira completa.”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.