Saiba como utilizar corretamente as conjunções e preposições
Por Da Redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h32 - Publicado em 24 set 2014, 14h23
1/10 Preposições são palavras usadas para ligar outras palavras e orações, subordinando um termo ao outro. Já as conjunções, além de servirem também como ligação, dão uma direção argumentativa ao texto, estabelecendo uma relação semântica. Ficou com dúvida? Veja alguns dos principais erros cometidos ao empregar essas classes de palavras e aprenda a evitá-los. ()
2/10 Dá ideia de que algo está em uma posição inferior em relação a outro objeto. De cara, vocês já devem ter percebido o erro no tweet acima, não é? Não dá para ter controle estando em uma posição inferior, logo, o correto seria aplicar outra preposição: ... achar que tem controle sobre ela. ()
3/10 Tem como significado na presença de, em frente a. O correto seria o autor do tweet ter dito: Olha o barco deles, perecendo ante ao nosso. Além disso, o advérbio diante se escreve junto. ()
4/10 Essa aí fez a maior confusão: trocou a expressão com tudo, que quer dizer com toda força, pela conjunção adversativa contudo, que dá a ideia de oposição, contraste. ()
5/10 A expressão afim se refere a coisas que são semelhantes, que possuem afinidades. No caso do tweet, o correto seria usar a conjunção a fim de, que passa a ideia de finalidade, objetivo. ()
6/10 As conjunções concessivas, como embora, e bem que, mesmo que, ainda que e conquanto servem para expressar uma ideia contrária à da oração principal, ainda que não seja suficiente para anulá-la. No caso do tweet, o erro está no emprego da conjunção: o fato das pessoas em questão usarem roupas parecidas não tem relação com suas ideias políticas. Logo, a conjunção foi usada para contrapor duas ideias que não são opostas. ()
7/10 Já nessa outra frase, o emprego do embora está correto, pois o fato apresentado entre parênteses contradiz a primeira oração, ainda que não seja suficiente para anulá-la. ()
8/10 A conjunção temporal mal deve ser escrita dessa forma, com L. Mau com U é adjetivo, o contrário de bom. ()
9/10 Muita gente a palavra mais, que expressa o aumento de quantidade e é o contrário de menos, com a conjunção mas, que pode ter vário sentidos. No caso do tweet acima, a autora quer expressar atenuação de um fato mas eu faço sem querer. Além disso, o mas também pode ser empregado como conjunção adversativa, (Estive lá o dia inteiro, mas não ouvi o telefone tocar), de restrição (Não vai receber o salário completo, mas apenas uma parte), retificação (Eu disse aquilo, mas me arrependi), não compensação (Trabalhou duro, mas foi demitido), compensação (Desistiu de tirar férias, mas foi promovido) e assunto (Mas e sua avó? Melhorou?). ()
10/10 A expressão mas também é uma conjunção aditiva e dá a ideia de soma, adição. No caso do tweet, a ideia da autora era dar a impressão de oposição: apesar de ter a tarde livre, ela nunca aproveita para fazer algo. Por isso, deveria ter utilizado apenas o mas. Um emprego correto do mas também está na frase: Sou uma boa amiga, mas também vingativa quando provocam. Nesse caso, uma característica se soma a outra. ()