Você vai a um museu e se depara com diversos quadros, de diferente artistas e estilos. Sabia que há um coletivo para isso, ou seja, uma expressão específica para se referir a esse conjunto de forma mais objetiva? A palavra usada é pinacoteca.
Da mesma fora que você se referir a um grupo de lobos por matilha e a um conjunto de pessoas por “multidão”, esse termo é ideal para enriquecer seu vocabulário e deixar sua comunicação ainda mais clara. Além disso, vale ressaltar que “pinacoteca” também pode ser usado para descrever o espaço físico onde esse conjunto de quadros está reunido.
E se as obras de arte estiverem relacionadas, também é possível usar “série” ou “coleção”.
Confira alguns exemplos:
- É impressionante a diversidade na pinacoteca da cidade.
- Vale a pena visitar a pinacoteca aos finais de semana.
- Estava no museu e me deparei com uma série que me encantou.
O uso de coletivos
Usar coletivos de forma correta é uma habilidade que é subestimada muitas vezes, mas que pode ser um diferencial, inclusive no vestibular.
Esses termos permitem uma comunicação mais eficiente, simplificando a linguagem e a tornando mais fluida. Isso porque é possível agrupar elementos com características semelhantes por meio de uma única palavra.
Além disso, coletivos também refletem a diversidade e a complexidade do que está sendo descrito, o que enriquece o vocabulário e demonstra domínio da língua.
Veja outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.