Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

10 perfis no Instagram para aprender Língua Portuguesa

Mal com L, mau com U, porque junto, por que separado... A Língua Portuguesa é cheia de normas e regras, que tal usar as redes sociais para aprendê-las?

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h42 - Publicado em 5 nov 2020, 08h15

Por que? Porque? Por quê? Porquê? A Língua Portuguesa é conhecida por suas inúmeras variações da palavras, diferentes tempos verbais e regras ortográficas que podem deixar qualquer um de cabelo em pé. O aprendizado da língua começa no instante em que se nasce e ocorre durante toda a vida; a língua, afinal, é viva, está em constante transformação e seu uso e absorção acontecem a todo momento. O estudo da disciplina Língua Portuguesa, entretanto, ocorre na escola e compreende todas as normas cultas da língua.

Saber ler, escrever e falar o português gramaticalmente correto não é só uma tarefa escolar, mas um meio de se aventurar nas mais diversas áreas do conhecimento e exercer plenamente a cidadania. Para os estudantes e vestibulandos, os exercícios de gramática e interpretação de texto são uma parte essencial de todos os exames – sem mencionar a temida redação! Para quem curte a matéria ou precisa se aprimorar, o GUIA traz uma seleção de 10 perfis no Instagram para você seguir e ficar em dia com os conteúdos de Língua Portuguesa. Dessa forma, é possível se divertir nas redes sociais e ainda ter aquela dose rápida de informação que lembrará, por exemplo, quando tem crase.

Português é Legal (@portugueselegal)

Português é Legal/Reprodução

O nome desse perfil já diz tudo! O Português é Legal é administrado pelos professores Carol e Pablo e conta com uma série de lives, posts tirando dúvidas, desafios e um canal no YouTube, com conteúdo mais aprofundado.

Língua Portuguesa (@linguaportuguesa_)

Língua Portuguesa/Reprodução

A conta Língua Portuguesa no Instagram foi criada pela professora Maria do Céu Marques e possui mais de meio milhão de seguidores. Seu conteúdo é distribuído em posts diários que tiram as dúvidas mais frequentes da Língua Portuguesa e dão dicas de como não errar mais certas construções complicadas. No blog do perfil, há ainda apostilas com conteúdos detalhados e exercícios.

Português do Zero (@portugues.do.zero)

Português do Zero/Reprodução

A professora Dhulle Monithely é a responsável pela conta, que compartilha soluções para as dúvidas mais frequentes dos estudantes de Língua Portuguesa. De vírgula a hífen, de morfologia a concordância, a professora posta diariamente conteúdos que irão deixar os seguidores sem nenhuma dúvida se o mal em questão é com L ou com U.

Como escreve (@comoescreve_)

Como Escreve/Reprodução

Que atire a primeira pedra o aluno que, na hora da prova, nunca teve a dúvida cruel se a palavra é escrita com SS ou Ç! Se depender do perfil no Instagram Como Escreve, isso nunca mais vai acontecer. A conta posta diariamente dicas de ortografia das palavras mais confusas da língua e também tira dúvidas dos seguidores. Com vídeos, fotos e até alguns memes, o perfil é uma ótima escolha para os que querem mais conteúdo gramatical em seu feed.

Gramaticando (@gramatica_na_veia)

Gramaticando/Reprodução
Continua após a publicidade

Outro follow necessário para quem precisa dar um gás extra nos estudos de gramática é esse perfil. É ótimo em dar dicas e resumir as normas mais frequentes para as provas e vestibulares. Compartilhando posts diariamente para os seus mais de 500 mil seguidores, sempre dá aquela sugestão esperta que pode salvar o estudante quando ele menos espera.

Tudo sobre Português (@tudosobreportugues)

Tudo sobre Português/Reprodução

A conta é administrada pela professora Monalisa Costa e compartilha todos os dias pequenas dicas de ortografia que podem fazer diferença tanto na hora da prova quanto no dia a dia. O post acima, por exemplo, explica que a abreviação de atenciosamente, tão usada nos e-mails profissionais, é na verdade “at.te” e não “att.”.

Pequenas Dicas de Português (@pequenasdicasde)

Pequenas Dicas de Português/Reprodução

A diferença deste perfil para os outros da lista é que seguir essa conta também é uma forma de se manter por dentro de curiosidades gerais e fatos interessantes. Por meio das mais diversas perguntas sobre o mundo, o perfil soluciona dúvidas de ortografia e faz desafios para os seguidores responderem nos comentários.

Português Cristalino (@portugues.cristalino)

Português Cristalino/Reprodução

Imagine algo ser tão claro que chega a ser cristalino? A proposta do perfilo é, basicamente, fazer isso com a Língua Portuguesa. A conta responde às questões mais frequentes dos estudantes e ainda ensina palavras para aumentar o vocabulário, macetes para não errar mais, e também traz curiosidades, como as diferenças entre o português de Portugal e do Brasil.

Dicas de Português (@dicasdeportuga)

Dicas de Português/Reprodução

Escrever bem é um dos principais objetivos de todo estudante. Com a redação como parte tão fundamental na hora de fazer os principais vestibulares do país, é importante estar sempre atento às dicas tanto de estruturação de texto quanto de gramática e vocabulário. O perfil ajuda com isso e enche o seu feed com pequenas doses de ortografia.

Português Genial (@portuguesgenial)

Português Genial/Reprodução

Com muito bom humor, o perfil no Instagram aborda as mais comuns dúvidas da Língua Portuguesa. Com pequenos resumos, dicas rápidas e fotos engraçadas, a conta compartilha diariamente conteúdos que deixarão você em dia com os estudos de português enquanto scrolla pelo feed.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade

Publicidade