Qual o coletivo de jumento?
Opções não faltam para definir esse grupo de animais, mas algumas são mais precisas que outras

Seja para facilitar o diálogo, deixar um texto menos repetitivo ou mesmo tornar a comunicação mais clara, os coletivos são uma ótima ferramenta para designar um grupo de seres de uma mesma espécie de forma mais específica. Por exemplo, ao falar de um grupo de abelhas, é possível usar “enxame”. Para cães, “alcateia”. E no caso dos jumentos? A palavra certa é “jumentada“. Esse termo pode soar engraçado, mas é o mais preciso.
“Jumentada” pode ser associado ao modo como esses animais se agrupam, especialmente no contexto rural, onde é comum ver vários jumentos juntos em trabalho ou em rebanho. É como na frase: “na fazenda, a jumentada estava descansando após um longo dia de trabalho.”
Mas embora a palavra seja a mais comum, existem outras opções que podem ser usadas dependendo do contexto, e cada uma tem sua aplicação específica. Confira abaixo as principais:
Asnada
“Asnada” é um termo semelhante a “jumentada”, mas geralmente é associado a burros, animais da mesma família dos jumentos, mas que têm algumas diferenças. “Asnada” pode ser utilizado para se referir a um grupo de burros ou asnos.
Exemplo:
“Durante a festa no campo, a asnada passeava pelas ruas do vilarejo, atraindo a atenção de todos.”
Asnaria
“Asnaria” é um termo menos usado, mas pode aparecer em contextos mais antigos ou literários, também relacionado a burros ou jumentos. Seu uso não é tão popular quanto “jumentada”, mas pode ser encontrado em textos de uma linguagem mais formal ou regional.
Exemplo:
“A asnaria estava dispersa pela estrada, seguindo sem pressa em direção à fazenda.”
Récua
“Récua” é o termo que se refere a um conjunto de animais de carga, como burros e jumentos, usados para transportar mercadorias. Esse coletivo é mais comum quando se está falando de atividades comerciais ou de transporte, especialmente em regiões rurais.
Exemplo:
“A récua de jumentos, carregada de alimentos, partiu para o mercado ao amanhecer.”
Mas para quê saber disso?
Embora a maioria dos vestibulandos talvez não precise usar o termo “jumentada” nas provas, o estudo de coletivos ajuda a entender a riqueza da Língua Portuguesa e a importância de conhecer o vocabulário em sua totalidade.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.