
Imagine que você está assistindo um reality show que se passa em um safari e um dos participantes diz que viu uma mãe hipopótamo com filhotes. Surge, então, a questão: qual o feminino de hipopótamo? Será que é “hipopótama”? Embora essa pareça a forma mais intuitiva, não é a certa.
O correto é falar “o hipopótamo-fêmea”. A palavra “hipopótama” está errada e não existe na Língua Portuguesa.
Trocar o “o” pelo “a” na hora de formar o plural não é regra quando se trata do reino animal. Para alguns animais, existe um nome para o gênero masculino e outro para o gênero feminino. Outros, apresentam um só gênero que engloba o masculino e o feminino.
Abaixo, veja a explicação para cada um deles!
Os substantivos epicenos
Alguns animais, como “boi” e “vaca”, possuem um nome para o gênero masculino e outro para o gênero feminino. Estes são os substantivos biformes.
Já aqueles que apresentam um só gênero que engloba o masculino e o feminino são chamados de substantivos epicenos. Havendo a necessidade de fazer a distinção entre eles, é feita a junção das palavras “macho” e “fêmea” – é o caso de “o hipopótamo-macho” e “o hipopótamo-fêmea”.
Existem ainda alguns substantivos que podem ser usados para ambos os gêneros. Nestes casos, a indicação do feminino e do masculino é feita pelo uso de um artigo feminino ou masculino, como em “o sabiá” e “a sabiá”.
+ Qual o feminino de boto-cor-de-rosa?
Exemplos
- O hipopótamo-fêmea é um dos animais mais perigosos do mundo.
- O hipopótamo-fêmea está se banhando no rio com os filhotes.
- Este hipopótamo-fêmea é maior que o macho.
- No filme “Madagascar”, do estúdio de animação DreamWorks, Glória é um hipopótamo-fêmea.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.