Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estude melhor

Por Susane Ribeiro
Continua após publicidade

ChatGPT: 5 comandos secretos que ajudam na preparação para o Enem

Nada de pedir redação pronta ou a resposta de exercícios: dá para usar o ChatGPT de um jeito inteligente!

Por SUSANE RIBEIRO
21 set 2023, 16h30

Estudar sozinho nem sempre é fácil. Os livros didáticos, vídeos e outros materiais podem até fornecer o conteúdo que o estudante precisa, mas nada substitui uma boa e velha explicação didática, que traga os conceitos para exemplos do cotidiano e ajude a esclarecer dúvidas específicas que vão surgindo durante os estudos. Antes, isso só seria possível se o estudante tivesse um professor à sua disposição a qualquer momento do dia. Mas os tempos são outros. O ChatGPT revolucionou o modo de estudar – e eu não estou falando de redação copiada e respostas prontas! Neste texto, te apresento 5 comandos secretos que ajudam na preparação para o Enem!

1. Explicando para uma criança

“Imagina que você tem uma bola de borracha e uma bola de argila. Se você jogar as duas bolas do chão, a bola de borracha vai quicar de volta, enquanto a bola de argila vai ficar amassada e não vai quicar muito. O “coeficiente de colisão” é como uma medida que nos diz o quanto uma bola (ou qualquer outro objeto) vai quicar depois de colidir com algo”. 

É essa a explicação que o ChatGPT retorna quando você pede que ele explique o que é o “coeficiente de colisão”, um complexo conceito da Física, para uma criança de 10 anos. Parece bem menos assustador, certo? Essa é a primeira dica de comando! Quando tiver dúvidas sobre um conteúdo, peça que o Chat o “explique para uma criança” – pode ser de 5, 7, 10 anos e por aí vai, dependendo da sua dificuldade.

Continua após a publicidade

+ Usar o ChatGPT na lição de casa é ético? Alunos brasileiros acham que sim

2. Peça uma analogia

Mesmo com a explicação anterior o conteúdo ainda está meio nebuloso? Tente pedir uma analogia! Veja só esse exemplo: se você pedir para o ChatGPT uma analogia para “forças intermoleculares“, um conteúdo de Química, ele vai retornar com as seguintes comparações:

Força de London = velcro, com um simples puxão pode ser solto
Força dipolo-dipolo = zíper, é mais forte que o velcro e requer mais esforço para ser aberto
Ligações de hidrogênio = cadeado com uma chave, um fechamento muito mais forte e seguro

Continua após a publicidade

Esse tipo de analogia te ajuda a fixar melhor as informações, porque você tem um parâmetro visual.

3. Mnemônicos

Você pode até não conhecê-los por este nome, mas acredite: você já usou muitos mnemônicos para decorar fórmulas! Eles nada mais são do que aquelas siglas que você cria para decorar determinado conteúdo, associado cada letra a um elemento. Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em “Força, meu amor” para se lembrar da fórmula para calcular forças em Newton (F = m.a).

Com o ChatGPT, não é muito diferente! É só você escrever a lista, fórmula ou qualquer outro conteúdo que deseja memorizar e pedir que ele crie um mnemônico.

Continua após a publicidade

+ 6 dicas para memorizar fórmulas de Física

4. Direto e reto

Já pensou que, em vez de pedir ao Chat que explique o que são gases nobres, no geral, você poderia perguntar por que os gases nobres são geralmente inertes em reações químicas? Ou então ao invés de questionar o que é pH você poderia questioná-lo sobre como as variações de pH podem afetar a estrutura de um átomo?

Geralmente, nosso ímpeto é fazer perguntas mais simples e amplas – e não tem problema nenhum nisso! Porém, fazendo perguntas mais diretas e específicas, você também tem um retorno mais detalhado do Chat. Além disso, exercita ainda seu próprio raciocínio sobre o conteúdo, já que é preciso mais repertório para chegar em questões específicas.

Continua após a publicidade

+ Duelo: colocamos um professor e o ChatGPT para corrigir uma redação

5. Como evitar confusões

Pense naquele assunto que mais te confunde na hora dos estudos, aquele que te tira o sono. Pensou? Pergunte ao ChatGPT como não confundir mais! No meu caso, por exemplo, eu costumava fazer muita confusão entre a primeira e a segunda Lei de Mendel. Portanto, perguntaria exatamente isso ao Chat: como não confundi-las mais!

Que tal praticar por aí?

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade
ChatGPT: 5 comandos secretos que ajudam na preparação para o Enem
Estudo
ChatGPT: 5 comandos secretos que ajudam na preparação para o Enem
Nada de pedir redação pronta ou a resposta de exercícios: dá para usar o ChatGPT de um jeito inteligente!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.