Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Estude melhor

Por Susane Ribeiro
Continua após publicidade

ChatGPT: 5 comandos secretos que ajudam na preparação para o Enem

Nada de pedir redação pronta ou a resposta de exercícios: dá para usar o ChatGPT de um jeito inteligente!

Por SUSANE RIBEIRO
21 set 2023, 16h30

Estudar sozinho nem sempre é fácil. Os livros didáticos, vídeos e outros materiais podem até fornecer o conteúdo que o estudante precisa, mas nada substitui uma boa e velha explicação didática, que traga os conceitos para exemplos do cotidiano e ajude a esclarecer dúvidas específicas que vão surgindo durante os estudos. Antes, isso só seria possível se o estudante tivesse um professor à sua disposição a qualquer momento do dia. Mas os tempos são outros. O ChatGPT revolucionou o modo de estudar – e eu não estou falando de redação copiada e respostas prontas! Neste texto, te apresento 5 comandos secretos que ajudam na preparação para o Enem!

1. Explicando para uma criança

“Imagina que você tem uma bola de borracha e uma bola de argila. Se você jogar as duas bolas do chão, a bola de borracha vai quicar de volta, enquanto a bola de argila vai ficar amassada e não vai quicar muito. O “coeficiente de colisão” é como uma medida que nos diz o quanto uma bola (ou qualquer outro objeto) vai quicar depois de colidir com algo”. 

É essa a explicação que o ChatGPT retorna quando você pede que ele explique o que é o “coeficiente de colisão”, um complexo conceito da Física, para uma criança de 10 anos. Parece bem menos assustador, certo? Essa é a primeira dica de comando! Quando tiver dúvidas sobre um conteúdo, peça que o Chat o “explique para uma criança” – pode ser de 5, 7, 10 anos e por aí vai, dependendo da sua dificuldade.

Continua após a publicidade

+ Usar o ChatGPT na lição de casa é ético? Alunos brasileiros acham que sim

2. Peça uma analogia

Mesmo com a explicação anterior o conteúdo ainda está meio nebuloso? Tente pedir uma analogia! Veja só esse exemplo: se você pedir para o ChatGPT uma analogia para “forças intermoleculares“, um conteúdo de Química, ele vai retornar com as seguintes comparações:

Força de London = velcro, com um simples puxão pode ser solto
Força dipolo-dipolo = zíper, é mais forte que o velcro e requer mais esforço para ser aberto
Ligações de hidrogênio = cadeado com uma chave, um fechamento muito mais forte e seguro

Continua após a publicidade

Esse tipo de analogia te ajuda a fixar melhor as informações, porque você tem um parâmetro visual.

3. Mnemônicos

Você pode até não conhecê-los por este nome, mas acredite: você já usou muitos mnemônicos para decorar fórmulas! Eles nada mais são do que aquelas siglas que você cria para decorar determinado conteúdo, associado cada letra a um elemento. Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em “Força, meu amor” para se lembrar da fórmula para calcular forças em Newton (F = m.a).

Com o ChatGPT, não é muito diferente! É só você escrever a lista, fórmula ou qualquer outro conteúdo que deseja memorizar e pedir que ele crie um mnemônico.

Continua após a publicidade

+ 6 dicas para memorizar fórmulas de Física

4. Direto e reto

Já pensou que, em vez de pedir ao Chat que explique o que são gases nobres, no geral, você poderia perguntar por que os gases nobres são geralmente inertes em reações químicas? Ou então ao invés de questionar o que é pH você poderia questioná-lo sobre como as variações de pH podem afetar a estrutura de um átomo?

Geralmente, nosso ímpeto é fazer perguntas mais simples e amplas – e não tem problema nenhum nisso! Porém, fazendo perguntas mais diretas e específicas, você também tem um retorno mais detalhado do Chat. Além disso, exercita ainda seu próprio raciocínio sobre o conteúdo, já que é preciso mais repertório para chegar em questões específicas.

Continua após a publicidade

+ Duelo: colocamos um professor e o ChatGPT para corrigir uma redação

5. Como evitar confusões

Pense naquele assunto que mais te confunde na hora dos estudos, aquele que te tira o sono. Pensou? Pergunte ao ChatGPT como não confundir mais! No meu caso, por exemplo, eu costumava fazer muita confusão entre a primeira e a segunda Lei de Mendel. Portanto, perguntaria exatamente isso ao Chat: como não confundi-las mais!

Que tal praticar por aí?

Continua após a publicidade

Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Publicidade
Estudar menos matérias faz você evoluir mais rápido
Estudo
Estudar menos matérias faz você evoluir mais rápido
Distribuir um tempo equivalente de estudo para todas as matérias pode ser furada. O melhor é dedicar um tempo maior para 3 ou 4 disciplinas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.