Entenda como funciona a avaliação do GUIA DO ESTUDANTE Melhores Universidades
Você tem dúvida de como é feito o ranking de cursos superiores que você lê toda a semana aqui no blog? Ele é realizado a partir dos dados da avaliação anual de cursos superiores, realizada pelo Guia do Estudante (GE) há mais de 21 anos.
Durante nove meses, 19 profissionais do GE contam com a ajuda de mais de 3 mil professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados.
Não são todos os cursos de todas as faculdades que podem ser medidos, eles precisam seguir os seguintes critérios:
– ser um curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente) – com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas;
– possuir turma formada há pelo menos um ano;
– ser presencial;
– ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.
Depois de definidos, os cursos são avaliados por professores e coordenadores. A avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, além do conhecimento prévio que o avaliador possui sobre a faculdade que vai analisar.
Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham. A avaliação é feita por conceitos: excelente (5 estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do GE nos 5 últimos anteriores influencia.
As estrelas que você vê aqui, nada mais são do que o resultado da média das notas dadas pelos avaliadores.
Agora que você já sabe como é feita a avaliação do GE, continue acompanhando o blog para saber quais são as melhores faculdades do Brasil.