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EAD: como é estudar Relações Públicas na modalidade

Estudante explica como organiza sua rotina de estudos

Por da redação
Atualizado em 6 abr 2018, 16h21 - Publicado em 6 abr 2018, 16h19
Ensino a Distância
 (okamigo/iStock)
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Estudar na modalidade a distância (EaD) exige concentração, disposição e disciplina. Sem uma programação pré-definida de aulas presenciais, o aluno precisa estabelecer sozinho sua rotina de estudos e se organizar para dar conta de assistir às videoaulas, ler os textos e fazer as atividades exigidas pelo curso escolhido.

Caloura da graduação de Relações Públicas, Larissa Honorato, de 20 anos, trocou o curso presencial de Moda pela Comunicação. “É um mercado em constante expansão, principalmente com o aumento da repercussão das novas mídias digitais. Achei que é um bom momento pra ingressar na carreira”, explica.

O mercado digital, aliás, é onde ela acredita estarem as maiores oportunidades para os novos profissionais. “Acho que ainda falta muito para as empresas se adaptarem às novas tecnologias de comunicação”. Para ela, o sucesso e a enorme influência de produtores de conteúdo em plataformas como o YouTube e o Instagram evidenciam uma nova forma de consumo e relacionamento com as marcas, o que abre um leque de novas oportunidades no mercado de trabalho.

Por que EaD?

A escolha da modalidade a distância se deu pela falta de adaptação aos métodos tradicionais de ensino em uma sala de aula presencial. “Como uma pessoa apaixonada pelos benefícios da tecnologia, foi muito complicado estudar o conteúdo em formatos físicos, já que a gente usa muito xerox e outros materiais que podem facilmente ser substituídos por plataformas digitais”, afirma.

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Além disso, Larissa destaca a dificuldade de locomoção e os horários fixos do ensino presencial, que interferiam diretamente em sua produtividade em sala de aula: “Eu levava mais de uma hora para ir até a faculdade depois do trabalho. Depois de ficar oito horas por dia no escritório e pegar transporte público em horário de pico, é inevitável ver a disposição e a concentração caírem drasticamente por causa do cansaço”, explica ela.

O fato de voltar tarde para casa e acordar cedo no dia seguinte também eram um obstáculo para realizar as atividades solicitadas pelos professores. “Perdi as contas de quantas vezes tive que fazer atividades e trabalhos às pressas dentro do ônibus e do metrô pela falta de tempo”, lamenta.

Além da liberdade de horários para estudar, a acessibilidade aos conteúdos e a boa tutela dos professores são outros pontos positivos: “Posso pesquisar conteúdos complementares na internet enquanto estudo na plataforma, o que facilita muito a compreensão. Além disso, tanto o tutor da matéria quanto o coordenador do curso estão sempre disponíveis para tirar dúvidas, o que não acontecia nas aulas presenciais. Percebo que a maior parte dos professores dessa segunda modalidade demoram até para responder e-mails, o que dificulta muito a vida dos estudantes”.

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O formato do curso

No primeiro semestre de curso, Larissa tem aulas de Sociologia, Língua Portuguesa, Comunicação Verbal e Visual e Comunicação Organizacional em Relações Públicas.

A estudante organizou sua rotina de estudos de acordo com o cronograma disponibilizado pela faculdade, que só libera a matéria seguinte quando a anterior já foi concluída. Sobre esse formato, a jovem tem uma ressalva: “Acredito que aqui mora a desvantagem. Como os módulos abordam uma única aula por vez, às vezes fico um tempo ociosa, pois costumo estudar muitas aulas de uma vez só”, explica.

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Mas ela estebeleceu suas próprias regras para cursar as disciplinas e estar em dia com as atividades solicitadas: “Eu determino um prazo máximo para realizar as tarefas, sempre visando terminá-las uma semana antes do prazo final. Isso ajuda muito a evitar contratempos de última hora”.

Os e-books e as videoaulas ficam sempre disponíveis aos alunos, o que, para ela, facilita os estudos e a entrega de exercícios e trabalhos. “Sempre verifico antes o tamanho desses conteúdos para encaixá-los na minha rotina. Dessa forma, programo a quantidade certa de leituras e vídeos de acordo com o meu dia e o prazo estipulado para o término de cada módulo”.

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