Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Biosfera: Como cai na prova

1. (PUC-Rio 2014) Com tantas regiões na Terra sofrendo a ação devastadora do homem, é fundamental a definição de prioridades de proteção ambiental. Algumas dessas regiões passaram a ser chamadas de hotspots (zonas de perigo) pelo ecologista inglês Norman Myers, em 1988, conceito reelaborado no início do século XXI, por ONG conservacionista.

Biosfera: Como cai na prova

Sobre os hotspots do continente americano, é correto afirmar que:

a) a província florística da Califórnia é duramente afetada pelo vulcanismo, tectônica de placas e tsunamis.

b) a biodiversidade das ilhas do Caribe está sendo eliminada pelos constantes terremotos e poluição das águas oceânicas.

c) a Mata Atlântica vem sendo reduzida gradualmente pelos altos índices de chuva ácida que se precipitam de Norte ao Sul do Brasil.

d) o cerrado brasileiro está sendo devastado pelo agronegócio, o uso de pesticidas e pela logística de transporte para a exportação de grãos. e) os Andes tropicais estão assolados pela enorme mancha urbana das megalópoles sul-americanas, erradicando espécies raras e únicas.

2. (UPF 2014) estabeleça a relação entre os tipos de vegetação que aparecem nas figuras com as características apresentadas e assinale a opção correta.

Biosfera: Como cai na prova

a) A figura I representa a caatinga, vegetação própria de ambientes de temperaturas elevadas e chuvas escassas, que predomina na Zona da Mata Nordestina e é um dos tipos mais preservados no Brasil.

b) A figura II representa os campos, os quais são formados por vegetação rasteira ou herbácea. Esses, comuns no Rio Grande do Sul, em clima do tipo tropical e terrenos elevados, são aproveitados para criação de gado e desenvolvimento da rizicultura.

c) A figura II representa o cerrado, o qual é formado por restingas e manguezais. Composto por vegetação arbustiva, desenvolve-se em áreas de clima tropical e subtropical, e hoje está ameaçado pelo avanço da urbanização.

d) A figura III representa a Mata Atlântica, a qual aparece ao longo do litoral brasileiro e é formada por uma vegetação densa, de grande porte e também arbustiva. Essa Mata foi drasticamente reduzida pela exploração econômica e pela expansão urbana.

e) A figura IV representa a Mata dos Pinhais, a qual é nativa do Brasil, própria de clima seco e desenvolve-se nas áreas baixas e arenosas da Região Sul. Valorizada pela indústria madeireira é, por isso, um dos tipos mais preservados do Brasil.

3. (PUC Rio 2014) Pegada ecológica? O que é isso? Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. (…)

Biosfera: Como cai na prova

Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2013.

a) Explique como se mede a “Pegada Ecológica” de determinada sociedade.

b) Explique a importância geopolítica do Brasil no mundo a partir dos níveis de biocapacidade dos países apresentados no gráfico.

RESPOSTA

1.A alternativa certa é a D. O cerrado reúne os dois critérios para ser classificado como um hotspot: apresenta expressiva biodiversidade e encontra-se muito ameaçado pelas atividades humanas. Cerca de 50% de sua área original foi devastada devido, principalmente, à expansão do agronegócio e à exploração de madeira para a produção de carvão, que abastece importantes indústrias siderúrgicas do país. O impacto de fenômenos naturais como terremotos e tsunamis não justifica a classificação da província florística da Califórnia e da biodiversidade do Caribe como um hotspot (alternativas A e B). Na alternativa C, ainda que a chuva ácida possa impactar a vegetação da Mata Atlântica, esse problema ambiental decorrente da poluição atmosférica se restringe às áreas do entorno de regiões metropolitanas e polos industriais, como o de Cubatão, em São Paulo. Na alternativa E, é infundada a afirmação sobre a presença de manchas urbanas nos Andes tropicais. Resposta: D

• SAIBA MAIS

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) acompanha o monitoramento feito por cientistas espalhados no mundo de 73,7 mil espécies do total de 1,7 milhão descrito pela ciência, ou seja, 4% do total conhecido. Desse total, sabe-se que estão sob ameaça mais de 22 mil. Veja a lista mais recente com o número de espécies ameaçadas.

Biosfera: Como cai na prova

2.O A alternativa correta é a D. A Mata Atlântica, representada na figura III, é uma floresta com elevada biodiversidade, densa, latifoliada (folhas grandes), perenifólia (não perde as folhas em nenhuma estação) e higrófila (adaptada à presença de água graças ao clima tropical úmido). A elevada densidade demográfica, resultante da ocupação econômica da faixa litorânea do Nordeste e das regiões Sudeste e Sul desde o Período Colonial, e atualmente com as maiores concentrações urbanas do país, provocou a devastação de quase 80% da vegetação nativa. A exploração econômica iniciou-se com a extração do pau-brasil, seguida pelo ciclo da cana-de-açúcar, do café, da urbanização e industrialização. A alternativa A indica corretamente a caatinga na figura I, porém essa vegetação ocorre no sertão, e não na Zona da Mata nordestina. A figura II, mencionada nas alternativas B e C, mostra uma fotografa do cerrado, com vegetação arbustiva e arbórea, e não dos campos, onde predomina a vegetação herbácea. No bioma cerrado, não se encontram restingas e manguezais. Essas são formações vegetais da Mata Atlântica. Na alternativa E, informa-se corretamente que a figura IV mostra a Mata dos Pinhais (Araucária), um tipo de vegetação também associado à Mata Atlântica. Porém essa vegetação é encontrada em relevo de planaltos basálticos (e não terras baixas arenosas) e houve forte desmatamento provocado pela exploração madeireira e agropecuária da região. Resposta: D

3.a) A pegada ecológica é calculada com base na área (em hectares, sendo que 1 hectare equivale a 10 mil m2) necessária para uma determinada população manter seu modo de vida e consumo, considerando a necessidade de se obter água, alimentos, energia e todo tipo de recurso natural. Países com elevado consumo, como os Estados Unidos, apresentam acentuada pegada ecológica, enquanto países com populações de menor capacidade de consumo (menos desenvolvidos), têm uma pegada ecológica menor, mesmo que sejam mais populosos.

b) O Brasil apresenta uma pegada ecológica próxima da média mundial (cerca de 3 hectares por pessoa) sendo menor que a da Rússia, mas superior à da China e da Índia. Sua biocapacidade, porém, é a maior dentre os países selecionados e do que a média mundial em função da diversidade de seus ecossistemas e da grande concentração de biomassa (recursos vegetais), água e solos disponíveis para a produção agrícola.

RESUMO

BIODIVERSIDADE

É a variabilidade de organismos vivos de todas as origens existentes (animais, vegetais e microrganismos) nos ecossistemas terrestres e aquáticos. A biodiversidade fornece a matéria-prima para produtos essenciais à sobrevivência humana, incluindo madeira, alimentos e medicamentos. Ações humanas como desmatamentos, ocupação desordenada e poluição de solos e rios são a grande ameaça à diversidade biológica e provocam extinção de espécies.

SUSTENTABILIDADE

O conceito de desenvolvimento sustentável propõe utilizar os recursos naturais de forma que a natureza os consiga repor, para garantir as necessidades das gerações futuras. Essa ideia tem como objetivo conciliar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente.

ECOSSISTEMAS

São áreas de qualquer dimensão onde há uma relação de interdependência entre os seres vivos (plantas, animais e decompositores) e os fatores físicos do meio ambiente, como o solo e a água.

VEGETAÇÃO NO MUNDO

São nove os principais tipos de vegetação: deserto, estepe (campos, pampas, pradaria), floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana/cerrado, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea. As regiões de baixa latitude, onde há maior incidência de chuva e luz solar, propiciam maior diversidade vegetal. Conforme a latitude vai aumentando, a variedade de plantas diminui progressivamente.

BIOMAS BRASILEIROS

Biomas são comunidades formadas por organismos estáveis, desenvolvidas e bem adaptadas às condições ambientais de uma grande região. Os seis grandes biomas brasileiros são: a Amazônia (o maior do país), a caatinga (exclusivamente brasileiro), o cerrado (um dos mais ameaçados do mundo), a Mata Atlântica (possui apenas 22% de vegetação remanescente), o pampa (também modificado, é usado como pastagem) e o Pantanal (o mais bem preservado).

DESMATAMENTO

A extração da madeira, a agropecuária, o avanço das cidades e a exploração mineral são as principais ações que exercem pressão sobre as florestas. Mais de 75% da cobertura vegetal original do mundo já foi desmatada. No Brasil, a Amazônia já perdeu 12% da sua cobertura original; a Mata Atlântica e o cerrado estão entre os biomas mais ameaçados do planeta.

CÓDIGO FLORESTAL

Sancionado em outubro de 2012, o novo Código Florestal pretende regulamentar o uso da terra. Ambientalistas criticam a ampliação da área permitida para o desmatamento, o que era uma exigência dos produtores rurais. A isenção de multa a quem desmatou até 2008 é outro tema controverso.

Biosfera: Como cai na prova
Estudo
Biosfera: Como cai na prova
1. (PUC-Rio 2014) Com tantas regiões na Terra sofrendo a ação devastadora do homem, é fundamental a definição de prioridades de proteção ambiental. Algumas dessas regiões passaram a ser chamadas de hotspots (zonas de perigo) pelo ecologista inglês Norman Myers, em 1988, conceito reelaborado no início do século XXI, por ONG conservacionista. Sobre os hotspots […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 3,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.