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Literatura do Realismo/Naturalismo: Como cai na prova

 

1. (FUVEST 2016 ADAPTADA)
Texto para a questão.
“- Pois, Grilo, agora realmente bem podemos dizer que o sr. D. Jacinto está firme. O Grilo arredou os óculos para a testa, e levantando para o ar os cinco dedos em curva como pétalas de uma tulipa: – Sua Excelência brotou! Profundo sempre e digno preto! Sim! Aquele ressequido galho da Cidade, plantado na Serra, pegara, chupara o húmus do torrão herdado, criara seiva, afundara raízes, engrossara de tronco, atirara ramos, rebentara em flores, forte, sereno, ditoso, benéfico, nobre, dando frutos, derramando sombra. E abrigados pela grande árvore, e por ela nutridos, cem casais* em redor o bendiziam.”

Eça de Queirós, A Cidade e as Serras

*casal: pequena propriedade rústica; pequeno povoado

Tal como se encontra caracterizado no excerto, o destino alcançado pelo personagem Jacinto contrasta de modo mais completo com a maneira pela qual culmina a trajetória de vida do personagem:

a) Leonardo (filho), de Memórias de um Sargento de Milícias.
b) Jão Fera, de Til.
c) Brás Cubas, de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
d) Jerônimo, de O Cortiço.
e) Pedro Bala, de Capitães da Areia.

2. (ENEM 2015)
“Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.”

BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os Cem Melhores Contos do Século.  Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que:

a) recorre à tradição bíblica como fonte de inspiração para a humanidade.
b) desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionar o conceito de dever.
c) resgata a metodologia da história para denunciar as atitudes irracionais.
d) transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana.
e) satiriza a matemática e a medicina para desmistificar o saber científico.

3. (UNESP 2016 ADAPTADA) A questão toma por base o “Soneto LXVII” (“Considera a vantagem que os brutos fazem aos homens em obedecer a Deus”), de Dom Francisco Manuel de Melo (1608-1666).

Quando vejo, Senhor, que às alimárias
Da terra, da água, do ar, – peixe, ave, bruto –,
Não lhe esquece jamais o alto estatuto
Das leis que lhes pusestes ordinárias;
E logo vejo quantas artes várias
O homem racional, próvido e astuto,
Põe em obrar, ingrato e resoluto,
Obras que a vossas leis são tão contrárias:
Ou me esquece quem sois ou quem eu era;
Pois do que me mandais tanto me esqueço,
Como se a vós e a mi não conhecera.
Com razão logo por favor vos peço
Que, pois homem tal sou, me façais fera,
A ver se assi melhor vos obedeço.

A Tuba de Calíope, 1988.

No primeiro verso, a que classe de palavras pertence o termo “que” e qual sua função na frase? No quarto verso, a que classe de palavras pertence o termo “que” e qual sua função na frase?

4. (ENEM 2014)
Literatura do Realismo/Naturalismo: Como cai na prova

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a:

a)  assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais.
b)  evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.
c)  aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo.
d)  abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.
e)  consumir produtos de modo responsável e ecológico.

5. (FUVEST 2012 ADAPTADA)
No trecho “(…) Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (…) Veja, 15/06/2011” a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente,

a) figurado e próprio.
b) abstrato e concreto.
c) específico e genérico.
d) técnico e comum.
e) lato e estrito.

 

Respostas

1. Jacinto, aristocrata e membro da elite, contrasta com Brás Cubas, uma vez que este fracassou em todos os projetos em que se envolveu, enquanto Jacinto rejuvenesce indo para Tormes. As classes sociais, a origem de cada um deles e as circunstâncias não permitem confundir esses personagens, mas há pontos de contato que podem levar à confusão. Em relação às outras alternativas: a) ainda que Leonardo, personagem simples de gente do povo, tenha se casado com Luisinha e se tornado sargento de milícias, sua trajetória não mostra nenhum mérito seu, uma vez que foi ajudado em todas as circunstâncias de sua vida, enquanto Jacinto ajudava aos necessitados. Sobre b e e) Jão Fera, bugre e capataz, e Pedro Bala, garoto delinquente e depois líder grevista, não se assemelham ao nobre e aristocrata Jacinto. No que diz respeito à d) a trajetória de Jerônimo incluiu um processo de degradação, o que não o faz semelhante a Jacinto, que não passa por esses percalços e tampouco é influenciado pelo meio como Jerônimo.
Resposta: C

2. O autor do texto constrói uma visão da história tomada pelo humor e pela ironia. Essa figura de linguagem consiste em dizer o oposto do que se quer expressar, mas pode se manifestar de outras formas também. Aqui, ela se expressa por meio da visão ácida dos aspectos negativos da vida e da história, que são narrados de forma leve e bem-humorada.
Resposta: D

3. A partícula “que” admite diversas funções. No primeiro verso, ela assume função de conjunção integrante, uma vez que introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta. No quarto verso, a partícula “que” é um pronome relativo, que introduz uma oração adjetiva restritiva, recuperando a expressão antecedente “o alto estatuto das leis”. Funciona sintaticamente como objeto direto do verbo pôr.

4. É papel de um texto publicitário convencer alguém de algo. No caso desta peça publicitária, ela solicita não só a adesão do leitor para a campanha “garanta sua sacola retornável”, mas também o invoca a ter ações sustentáveis. Em relação às alternativas incorretas, vale destacar que a intenção de um texto publicitário é modificar o comportamento do leitor e não apenas sugerir a ele reflexão (a). As ideias contidas nas outras alternativas também aparecem, mas não é o que prevalece. Perceba que os elementos verbais e não verbais solicitam o uso específico da sacola retornável.
Resposta: D

5. O artigo definido é determinante de objetos ou seres específicos. Na sua ausência, o substantivo é mencionado de forma genérica.  Como a função primordial do artigo é a de determinar ou de indeterminar o substantivo ao qual se refere, as outras opções estão descartadas.
Resposta: C

Resumo

Literatura do Realismo/Naturalismo

REALISMO (1881-1922): No fim do século XIX, em oposição à subjetividade romântica, os escritores realistas concebem a realidade segundo uma visão materialista e objetiva. A observação atenta de paisagens, pessoas e fenômenos é feita com precisão rigorosa. Em lugar de heróis, os personagens são pessoas comuns, cheias de problemas e limitações, geralmente vivendo em ambientes urbanos.

• Principais autores: Em Portugal, destacam-se Eça de Queirós (A Cidade e as Serras) e Antero de Quental. No Brasil, Machado de Assis torna-se precursor do novo movimento com Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881

NATURALISMO (1881-1922): O surgimento do Naturalismo, assim como do próprio Realismo, está condicionado ao amplo desenvolvimento científico ocorrido na segunda metade do século XIX. A primeira obra naturalista brasileira é O Mulato (1881), de Aluísio Azevedo, autor também de O Cortiço.

• Características: Os escritores retratam cenas e personagens com rigor quase científico. São enfatizados os aspectos mais primitivos do ser humano, muitas vezes comparado aos animais.

GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO

• Ironia: Uma das figuras de linguagem mais frequentes nos textos literários, a ironia consiste no uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empregado, ressaltando, dessa forma, a verdadeira intenção do autor.

• Oração subordinada adjetiva: Esse tipo de oração apresenta informações sobre um referente. Pode ser de dois tipos:
Restritiva: É a oração subordinada adjetiva que especifica os componentes de um conjunto (“As mães preferiam aquelas que aceitavam as ordens…”, ou seja, de todas as babás, as mães preferiam as que tinham tal atitude).
Explicativa: É aquela que, introduzida pelo pronome relativo, insere uma informação complementar (“Só aos 34 anos tirou férias, após descobrir o sindicato, do qual hoje é presidente.”).

• Artigo: Além de indicar o gênero (o, um – masculino; a, uma – feminino) e o número (a – singular; as – plural), também expressa diferentes significados, como a ideia de aproximação (ex.: o universo tem uns 14 bilhões de anos) e de ênfase (ex.: estou com um sono!).

• Partícula: “que” Pode ocupar diferentes classes grama- ticais, como pronome relativo (Apressava o passo, que ora desacelerava), advérbio de intensidade (Que malandro!), interjeição (Quê! Seu marido foi preso?), substantivo (Ele tem um quê malandro) e preposição (usada para ligar o verbo ter, com sentido de “dever”, a um verbo auxiliar. Ex.: Ele teve que fugir), entre outras.

Literatura do Realismo/Naturalismo: Como cai na prova
Estudo
Literatura do Realismo/Naturalismo: Como cai na prova
  1. (FUVEST 2016 ADAPTADA) Texto para a questão. “- Pois, Grilo, agora realmente bem podemos dizer que o sr. D. Jacinto está firme. O Grilo arredou os óculos para a testa, e levantando para o ar os cinco dedos em curva como pétalas de uma tulipa: – Sua Excelência brotou! Profundo sempre e digno […]

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