Assine com até 65% de desconto

Literatura: 5 mulheres detetives além de Enola Holmes

Se você gosta de investigação, mistério e mulheres protagonistas, vai amar essa lista

Por Letícia Albuquerque Atualizado em 16 nov 2020, 18h18 - Publicado em 21 nov 2020, 08h00

Há pouco tempo, quem diria que teríamos tantas heroínas em filmes e na literatura? A representação da mulher na arte é um traço importante de mudança de comportamento da sociedade.

Assim como Enola Holmes, lançada pela Netflix, e seu irmão Sherlock Holmes, as obras literárias e audiovisuais estão cheias de detetives incríveis e mistérios a serem solucionados. Por isso, te apresentamos cinco personagens femininas que vão te deixar curiosos e servem de referência da mudança de representação

Enola Holmes

A personagem de Millie Bobby Brown já está famosa no mundo. Mas você sabia que Enola Holmes é, na verdade, uma criação literária? A autora americana Nancy Springer colocou Enola Holmes no mundo pela primeira vez em 2006. Foi sua primeira obra, O Caso do Marquês Desaparecido, que deu vida ao filme. Na coleção, que conta com outras 5 aventuras, podemos continuar acompanhando a garota fugindo de seus irmãos e encontrando novos casos para desvendar. E já dá até para pedir continuação para a Netflix, certo?

Miss Marple 

Jane Marple foi criada por uma das maiores escritoras de conto policiais do mundo. Agatha Christie lançou mais de 60 romances de mistério, criando personagens que marcaram a literatura mundial. Em doze deles, Miss Marple, uma senhora viúva, engraçada e observadora, ajuda a resolver casos dos assassinatos mais intrigantes. Apesar disso, os livros de Christie nunca focam na violência, mas sim em acompanhar seus detetives de forte personalidade a desvendar os mistérios da obra. O primeiro livro em que Miss Marple aparece é Assassinato na Casa do Pastor, de 1930.

Camille Preaker 

Criada pela autora Gillian Flynn, a jornalista Camille é envolvida por acontecimentos bizarros ao voltar a sua cidade natal. Em Objetos Cortantes, ela volta para a casa da família no Missouri, depois perder o emprego após passar algum tempo no hospital psiquiátrico. Ao voltar, ela terá que enfrentar as difíceis lembranças da infância enquanto investiga o assassinato de uma garota da cidade, enquanto outra acabou de desaparecer. O livro tem uma narrativa sombria, que foi elogiada por grandes autores de terror psicológico, como Stephen King. A obra ainda ganhou uma adaptação como minissérie pela HBO.

Continua após a publicidade

Clarice Starling 

Essa personagem marcante da obra O Silêncio dos Inocentes é uma agente em começo de carreira no FBI. Para investigar um serial killer, ela  é enviada para interrogar o psicopata Hannibal Lecter, o Canibal, que deve ajudá-la a solucionar o caso. Além de tentar encontrar o culpado, a obra explora os motivos para os crimes e os aspectos psicológicos de um assassino. Hannibal é um dos personagens mais assustadores e complexos da literatura policial. Ele leva Clarice por caminhos sombrios ao indicar pistas para a investigação, de forma que a relação entre os dois se torna intrigante e perigosa.

O livro também ganhou filme com o mesmo nome, em 1991, e ganhou 5 Oscars! Esse ano, a emissora CBS anunciou que deve lançar uma série de TV focada só em Clarice em breve.

Nancy Drew

Da mesma emissora da famosa série Riverdale, mais uma história de mistério e investigação. Dessa vez, a personagem principal é Nancy Drew, inspirada em uma popular coleção de livros lançada no final dos anos 20. Nancy é uma garota de 16 anos, inteligente e corajosa, que viaja os EUA solucionando mistérios. De tão famosa, ela já foi inclusive citada na sua irmã de emissora e, também, em Stranger Things

Os livros, infelizmente, não tem tradução atual para o português. Mas a série, que traz uma cara mais atual e moderna para a produção, pode ser assistida no Globoplay.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP.

Continua após a publicidade
Publicidade