Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

7 documentários sobre pessoas com trajetórias inspiradoras

Essas personalidades marcaram a história do mundo – e podem nos ajudar a não perder de vista nossos ideais

Por Julia Di Spagna Atualizado em 29 dez 2020, 18h45 - Publicado em 3 jan 2021, 06h20

É difícil alguém não saber quem é Bill Gates. Ou a história da vida de Anne Frank ou as conquistas de Muhammad Ali. Isso porque algumas pessoas deixam uma marca na história, seja por suas ideias, suas inovações ou suas batalhas. E essas personalidades ajudam outras a se inspirarem para fazer uma mudança no mundo ou mesmo refletir sobre um tema importante e que merece nossa atenção.

Pensando nisso, separamos sete documentários sobre pessoas que marcaram a história com suas trajetórias inspiradoras. Veja abaixo:

Minha História (2020)

Michelle Obama foi a primeira mulher negra a se tornar primeira-dama dos Estados Unidos. A produção da Netflix mostra os bastidores da turnê para divulgar seu livro, que leva o mesmo nome do documentário, e conta sobre suas experiências na infância e os oito anos que passou na Casa Branca. 

Disponível na Netflix.

What Happened, Miss Simone? (2015)

A cantora norte-americana Nina Simone foi uma ativista em prol dos direitos civis dos negros. Dirigido por Liz Garbus, a obra reúne entrevistas inéditas com amigos e familiares da artista, além de contar toda sua trajetória musical e como militante. O documentário foi indicado ao Oscar em 2016.  

Disponível na Netflix

Encarando Ali (2009)

Dez pugilistas que enfrentaram Muhammad Ali nos ringues contam a trajetória de um dos maiores nomes do boxe e abordam os bastidores desse universo. Ali foi tricampeão dos pesos pesados e tinha um forte ativismo político, lutando contra o racismo.

Disponível no YouTube.

The Story of Diana (2017)

Continua após a publicidade

Essa série documental explora, em dois episódios, os desafios vividos pela princesa Diana enquanto ela tentava lidar com os problemas com a Família Real e a perseguição da mídia. Seu irmão e pessoas próximas a Lady Di dão depoimentos sobre a vida da princesa e seus conflitos pessoais.

Disponível na Netflix.

O Código Bill Gates (2019)

Nesse documentário, o fundador da Microsoft conta sobre suas inspirações e metas, e ainda podemos conhecer melhor a vida, a carreira e a dedicação do bilionário aos seus projetos e ideias.

Disponível na Netflix.

#Anne Frank – Vidas Paralelas (2019)

A partir do diário de Anne Frank, uma garota judia que viveu anos com a família se escondendo dos nazistas no sótão de uma casa em Amsterdã, a vencedora do Oscar Helen Mirren conta os desafios enfrentados na luta da jovem pela sobrevivência.

Disponível na Netflix

Malala (2015)

O documentário mostra o cotidiano de Malala ao lado de sua família. Ela ficou mundialmente conhecida após ser baleada por talibãs ao sair da escola, aos 15 anos, e por se manifestar contra a proibição dos estudos para as mulheres no Paquistão. 

Para a produção, o diretor conviveu 18 meses com Malala, seus pais e irmãos. É possível ver de perto as viagens da ativista para conseguir apoio e recursos para ampliar o alcance de seus objetivos. 

Disponível no YouTube e no Google Play.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade

Publicidade