Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

7 filmes e séries para quem quer trabalhar no mercado editorial

Que tal trabalhar com livros?

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h44 - Publicado em 4 nov 2020, 06h30

Vamos combinar que trabalhar rodeado de livros é o sonho de muitos estudantes. Os profissionais que trabalham no mercado editorial são os responsáveis por todos os processos necessários para a publicação de uma obra: tradução (se internacional), edição, revisão, design, publicação, e venda. É um mercado que incorpora pessoas de diferentes áreas: Letras, Jornalismo, Design Gráfico e Produção Editorial, por exemplo.

No cinema e na televisão, esse mercado é frequentemente retratado como um ambiente divertido, leve e, de certa forma, um paraíso na Terra para os amantes da literatura. A realidade pode não ser exatamente assim, mas o GUIA separou uma lista de 7 filmes e séries para quem trabalhar no mercado editorial para apresentar algumas possibilidades da área

 

Younger (2015-)

Younger é uma excelente série para quem quer trabalhar no mercado editorial: feiras literárias, escritores, amantes de leitura. As primeiras temporadas podem até parecer uma comédia romântica sobre uma mulher que mente sua idade para conseguir um emprego, mas não demora muito para o seriado se tornar uma sátira do mundo dos editores de livros. A produção é do Darren Star, o mesmo nome por trás de Sex and the City e a recente Emily em Paris!

Sinopse: Younger conta a história de Liza (Sutton Foster) uma mãe solteira que de repente se encontra de volta no mercado de trabalho, mas sua idade dificulta. Porém, as coisas mudam quando ela conhece Maggie (Debi Mazar), que acredita que Liza é mais jovem do que realmente é. Ela acaba trabalhando como assistente e faz amizade com colegas na casa dos 20 anos, como Kelsey (Hilary Duff).

Onde assistir? Prime Video

Bored to Death (2009-2011)

Ah… o bloqueio criativo! O pior pesadelos de um escritor. Nessa série do canal HBO um escritor sofre para conseguir escrever seu novo livro enquanto enfrenta uma maré de dificuldades que incluem um termino de namoro, um vício em bebidas e uma quantidade enorme de tempo livre. Bored to Death mostra o lado mais “humano” dos escritores, principalmente ao retratar a profissão como outra qualquer, sem romantizações; e tem grandes nomes no elenco como Jason Schwartzman (O Grande Hotel Budapeste), Ted Danson (The Good Place) e Zach Galifianakis (Se beber, não case)

Sinopse: Essa é a história de Jonathan Ames (Jason Schwartzman), um escritor que bebe demais, fuma demais e acabou de levar um pé na bunda da namorada. Fã de histórias de detetives, Jonathan tem a brilhante ideia de anunciar a si mesmo como um detetive, e começa a pegar casos. Porém, ao invés de ajudar, muitas vezes ele acaba piorando tudo.

Onde assistir? HBO GO

YOU (2018-)

A história acompanha Joe Goldberg, interpretado pelo Penn Badgley, de Gossip Girl. Ele é um gerente de livraria que fica absolutamente obcecado por uma cliente que visita a loja. O seriado mostra o cotidiano de quem vende livros. O tempo todo há referências literárias e o apreço por livros raros de Joe é compreensível por amantes da literatura.

Sinopse: YOU retrata uma impactante história de uma obsessão. Joe Goldberg (Penn Badgley) é um nova-iorquino brilhante que usa as ferramentas do mundo digital para conquistar o coração de Beck (Elizabeth Lail), mas não sem levantar as suspeitas da melhor amiga dela (Shay Mitchell).

Onde assistir? Netflix

Romance is a Bonus Book (2019)

Continua após a publicidade

Essa é para os fãs de dorama, as novelas asiáticas! Esse romance sul coreano acompanha uma jovem desempregada que consegue um emprego na editora onde o seu amigo de infância (e eterno crush) se tornou o chefe. A série da Netflix é ótima para quem quer acompanhar uma história romântica e leve, mas também quer saber um pouco mais do mercado editorial – sobretudo o asiático.

Sinopse: Em Romance Is a Bonus Book, Cha Eun Ho é um escritor talentoso e bem-sucedido que trabalha como chefe em uma editora. Já Kang Dan Yi é uma mulher divorciada e que acabou de perder o emprego. Amigos de infância, os dois se reencontram depois de anos e, a medida que se envolvem na vida um do outro, começam a se apaixonar.

Onde assistir? Netflix

A Proposta (2009)

Esse filme figurinha carimbada da Sessão da Tarde traz como protagonista a poderosa editora-chefe de uma grande editora americana e o seu assistente. A Proposta é um dos únicos longas a apresentar o mercado editorial de um jeito nada romântico, e com uma chefe para lá de problemática. Tem a Sandra Bullock (Oito Mulheres e um Segredo ) e o Ryan Reynolds (Deadpool) nos dois papéis principais.

Sinopse: Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa editora de livros que corre o risco de ser deportada para o Canadá, seu país natal. Para poder permanecer em Nova York, ela diz estar noiva de seu assistente, Andrew (Ryan Reynolds). O jovem aceita ajudá-la, mas impõe algumas condições, entre elas ir para o Alasca e conhecer sua família excêntrica. Com um oficial da imigração sempre à espreita, Margaret e Andrew têm que seguir o plano de casamento apesar de diversos problemas.

Onde assistir? Telecine Play

As palavras (2012)

Este drama estrelado por Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela) aborda o bloqueio criativo de um escritor e sua atitude nada louvável de publicar um rascunho que ele encontra uma bolsa comprada no brechó. As palavras fala sobre um lado um tanto polêmico do mercado editorial, envolvendo escritores fantasmas, direitos autorais e plágios.

Sinopse: Rory Jansen (Bradley Cooper) é casado com Dora (Zoe Saldana) e trabalha em uma editora de livros. Ele sonha em publicar seu próprio livro, mas a cada nova tentativa se convence mais de que não é capaz de escrever algo realmente bom. Um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas amareladas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Logo ele resolve transcrevê-la para o computador, palavra por palavra, e a apresenta como se fosse seu livro. O texto é publicado e Rory se torna um sucesso de vendas. Entretanto, tudo muda quando ele conhece um senhor (Jeremy Irons) que lhe conta a verdade por trás do texto encontrado.

Onde assistir? Globoplay

A Garota do Livro (2016)

Outro longa que discute os pontos mais sensíveis do mercado, A Garota do Livro acompanha a história de uma jovem assistente editorial que é constantemente silenciada pelo homens ao seu redor. Este suspense dramático é válido para saber um pouco mais sobre as engrenagens do mundo das publicações, e ainda conferir o dia a dia de uma assistente em uma grande editora.

Sinopse: Alice Harvey (Emily VanCamp), de 28 anos, é uma assistente de uma editora de livros, e sonha em ser escritora. Filha de um poderoso agente literário de Nova York, ela vai ser obrigada e enfrentar dolorosos acontecimentos de seu passado, ao ser convidada para trabalhar no lançamento de um livro de Milan Daneker (Michael Nyqvist), um antigo cliente de seu pai. A jovem precisará ter forças para enfrentar antigos demônios de sua mente, e quebrar seu bloqueio criativo que a impede de realizar seus desejos.

Onde assistir? Prime Video

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros. 

Continua após a publicidade
Publicidade