Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

7 filmes para conhecer Nelson Mandela

O líder político é uma das maiores referências na luta contra o racismo e já recebeu diversas homenagens nas telas

Por Julia Di Spagna Atualizado em 16 jul 2021, 17h16 - Publicado em 17 jul 2021, 23h00

Neste domingo (18) é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2009, para celebrar a igualdade entre os povos e a proteção dos direitos humanos. A escolha foi feita baseada na data de nascimento do líder sul-africano, em 18 de julho de 1918. 

Mandela lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, e se tornou um símbolo a favor de uma sociedade mais democrática e igualitária. No total, ele passou 27 anos preso por se opor à segregação e, após a queda do regime racista, foi eleito presidente da África do Sul. 

Por ser uma referência mundial, a história de Mandela já foi retratada em diversas obras, que exploram diferentes momentos e recortes de sua vida. E, para você aproveitar esse dia da melhor forma, separamos sete filmes e documentários sobre o líder. Veja abaixo:

1 – Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2013)

Baseado na biografia de mesmo nome, o filme retrata a vida de Mandela, desde a infância até a disputa pela presidência da África do Sul. A obra é protagonizada por Idris Alba.

Disponível na Amazon Prime Video, no Google Play e no YouTube

2 – Invictus (2009)

Quando assumiu a presidência, Mandela sabia que a África do Sul continuava dividida socialmente entre brancos e negros. Mas com a aproximação do Campeonato Mundial de Rugby, esporte popular entre a população branca da região, o político decidiu usar o evento para criar um sentimento de união na população. Para isso, reuniu-se com Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e incentivou a vitória da seleção nacional. O filme conta com a atuação de Morgan Freeman e Matt Damon.

Disponível no Google Play, no YouTube e no Looke.

3 – Mandela: O Homem Por Trás do Mito (2019)

Diferentemente das obras que mostramos até então, Mandela: O Homem Por Trás do Mito é um documentário. Então, para quem gosta de ver imagens da época, depoimentos, discursos e acontecimentos de uma forma mais “real”, essa pode ser uma boa pedida – e uma ótima ferramenta para estudar o contexto da época.

Continua após a publicidade

Disponível no Globoplay.

  • 4 – Mandela – A Luta Pela Liberdade


    O filme, além de mostrar diversos fatos relevantes da trajetória de Mandela, explora sua relação com James Gregory, carcereiro que trabalhava na prisão onde o líder passou anos preso. Gregory foi contratado para espionar as ações planejadas pelo grupo de Mandela, mas, com o tempo, eles desenvolveram uma forte amizade. A obra é baseada no livro “Adeus Bafana: Nelson Mandela, Meu Prisioneiro, Meu Amigo”, escrito pelo guarda penitenciário.

    5 – Winnie (2011)

    Embora o filme ajude a entender certos fatos da vida de Nelson Mandela, o foco aqui é Winnie Madkizela-Mandela, que foi casada com o líder político e se juntou a ele na luta contra o apartheid. Sua atuação foi intensa enquanto ele estava na prisão e Winnie chegou a enfrentar abusos de policiais, um ano de solitária e a traição de aliados. Winnie é interpretada pela atriz e cantora Jennifer Hudson.

     

    6 – Mandela: Son of Africa, Father of a Nation (1996)

    Nesse documentário, quem guia a narrativa é o próprio Mandela. Ao longo da entrevista, ele dá detalhes e conta como se sentiu em momentos que mudaram sua vida – e a história como conhecemos. Assim, também é possível conhecer um pouco mais da personalidade de Mandela.

    Disponível no YouTube.

    7 – Face a Face: Mandela vs. De Klerk (2014)

    Face a Face é uma série que reúne diversas entrevistas sobre duas figuras famosas que tenham enfrentado um certo tipo de rivalidade. A ideia não é só opor os dois lados, mas mostrar como o confronto entre elas impactou a sociedade. O episódio seis é especificamente sobre Mandela e Frederik de Klerk, último líder do regime do apartheid.

    Disponível na Amazon Prime Video.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade