Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

As palavras do ano de 2022, segundo os principais dicionários do mundo

De "democracia" a "gaslighting", as palavras fazem jus ao ano intenso que foi 2022

Por Luccas Diaz
Atualizado em 30 dez 2022, 12h29 - Publicado em 29 dez 2022, 14h58

Todo fim de ano, os maiores dicionários do mundo elegem uma palavra para representar os últimos doze meses. Geralmente, a “palavra do ano” é escolhida por meio de voto popular a partir de uma seleção feita por especialistas de cada dicionário. A seleção diz respeito a termos que surgiram, se popularizaram ou tiveram uma nova relevância durante o ano vigente. Mas, em alguns casos, a palavra é eleita por ser a mais pesquisada em sistemas de busca. A intenção, no final das contas, sempre é destacar um termo que foi de grande relevância para o ano que se passou. 

Em 2022, as palavras eleitas apresentam uma variedade que chama a atenção – o que, de certa forma, faz jus ao intenso ano que vivemos. Confira abaixo os termos eleitos pelos principais dicionários do mundo, o critério de seleção e o que significada cada um.

Democracia

O presidente eleito Lula comemora vitória ao lado de companheiro do partido.
O presidente eleito Lula, escolhido por maioria dos votos da população brasileira nas últimas eleições. (Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)

Em meio às eleições presidenciais no Brasil, a Guerra da Ucrânia e os protestos populares no Irã, a palavra eleita pelo dicionário online brasileiro Dicio foi “Democracia“. Este é o nome dado à forma de governo baseada na igualdade e na soberania do povo, que elege por meio de votos os seus representantes. Considerando que este é um dicionário brasileiro, não é surpresa que a palavra tenha se destacado justamente no ano em que uma acirrada eleição mexeu com o país.

Em questão de números, as palavras mais pesquisadas pelos brasileiros no dicionário foram: respeito; perseverança; empatia; amor; você; mito; caráter; genocida; denegrir e inerente, nesta ordem.

Continua após a publicidade

Goblin Mode

Homem de costas em quarto bagunçado
(Unsplash/Reprodução)

“Metaverso”, “#IStandWith” e “Goblin Mode” foram os três termos selecionados para a votação online do tradicional Dicionário Oxford para a palavra do ano. Com maioria esmagadora dos votos, (93%) “Goblin Mode” foi a vencedora. O termo, que em português pode ser algo como “modo duende”, traduz um comportamento ou estado de espírito desleixado, preguiçoso, autoindulgente, ganancioso e que não se importa com as expectativas sociais.

Na mitologia nórdica, um goblin é geralmente uma criatura esverdeada, parecida com os duendes, mas mais grotesca, selvagem e inclinada a pregar peças de mau gosto por puro prazer. Além disso, não costuma sair durante o dia e tende a viver em cavernas, pântanos e montanhas.

Segundo o dicionário, a eleição de “Goblin Mode” seria um reflexo às dificuldades impostas pelos tempos pandêmicos.

Continua após a publicidade

O termo ganhou popularidade no começo do ano quando, de forma geral, os países começaram a flexibilizar as medidas de isolamento social. Conforme as restrições diminuíram e as pessoas voltaram a sair de casa e conviver socialmente, um comportamento chamou a atenção: a vontade predominante de alguns indivíduos de continuarem em casa, negando a ideia de “vida normal”. A rejeição aos padrões estéticos e aos estilos de vida propagados pelas redes sociais também fazem parte da ideia do “Goblin Mode”.

“O ‘Goblin Mode’ é como quando você acorda às 2h da manhã, vai na cozinha vestindo nada além de uma camiseta larga e faz um lanche com queijo derretido e salgadinhos”, exemplificou o jornal inglês The Guardian.

Gaslighting

Filme Gas-Light conta a história de um marido que tenta levar sua mulher à loucura
Cena do filme “Gas Light”, de 1940. (YouTube/Reprodução)

Popularizada em 2022, “Gaslighting” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário estadunidense Merriam-Webster, após um aumento de 1740% nas buscas online. Não há uma tradução exata da palavra para o português, mas a sua origem já nos diz muito sobre o seu significado. “Gas Light” é o nome de uma peça de teatro inglesa de 1938, em que um marido deseja levar sua esposa à loucura para roubar seu dinheiro. Em 2022 o texto foi encenado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com tradução e direção de Jô Soares.

Continua após a publicidade

Um dos seus métodos é alterar o sistema de alimentação das luzes da casa, que, na época em que a história se passa, é a gás, fazendo com que as lâmpadas fiquem fracas e errantes. A esposa ao perceber o defeito alerta o marido, mas este insiste em dizer que não há nada de errado com as lâmpadas, a fazendo duvidar de seus próprios sentidos. O suspense ganhou uma adaptação para os cinemas em 1940, e, no Brasil, o título ficou “À Meia-Luz” – você pode assistir o filme completo no YouTube

“Gaslighting”, assim, seria a forma verbal de “Gas Light”. Nas palavras do dicionário, é a prática de enganar e manipular alguém em prol da própria vantagem.

Mulher

Grupo de mulheres conversando e checando o celular. Todas são negras, de cabelo afro, apresentam estarem felizes e estão em um parque.
(Unsplash/Reprodução)

Uma palavra tão simples e corriqueira foi eleita pelo dicionário online Dictionary.com como a deste ano: “woman” – “mulher” em português” – é a palavra de 2022. O critério da escolha foi um aumento de buscas de 1400%, algo raro para uma palavra tão ordinária. Mas há uma razão por trás. “Você poderia me dizer uma definição da palavra mulher?”, questionou a senadora Marsha Blackburn à juíza Ketanji Brown Jackson durante o seu juramento na Suprema Corte dos Estados Unidos, em março deste ano. A juíza respondeu: “Não consigo. Não nesse contexto, não sou bióloga.”

Continua após a publicidade

O questionamento da senadora foi o principal responsável pelo pico de buscas pela definição da palavra, mas não se resume a isso. No ano de 2022 o significado de ser mulher foi colocado em destaque. Em setembro, a morte da Rainha Elizabeth II relembrou o mundo que a mais longeva monarca da história foi uma mulher. No mesmo mês, a jovem Jina Mahsa Amini, de 22 anos, se tornou o rosto dos protestos populares no Irã após ela ter sido detida por estar vestindo um “traje não islâmico” – ela acabou sendo torturada e morta pela polícia da moralidade iraniana.

Segundo o dicionário, 2022 será lembrado em partes “por seu impacto nas mulheres e pelo impacto das mulheres em um mundo em transformação”.

Homer

Jogo de Baseball
(Unsplash/Reprodução)

Não, não é o famoso personagem de “Os Simpsons”. A palavra “Homer” eleita pelo Dicionário Cambridge como palavra do ano abriga uma razão curiosa por trás da sua escolha. O critério do dicionário foi o grande volume de buscas: em uma único dia, 5 de maio de 2022, a palavra teve mais de 65 mil buscas no dicionário online. O motivo? O jogo online Wordle!

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para os não familiarizados, o passatempo online consiste em tentar adivinhar uma palavra de cinco letras em apenas seis tentativas – algo semelhante ao tradicional “jogo da forca”. Segundo o dicionário, o Wordle, que tem a versão brasileira, o Termo, foi o responsável pelo aumento nas buscas de uma série de outras palavras de cinco letras além desta, como “humor” e “favor”.

Mas o que significa “Homer”? O mais peculiar sobre a palavra é que ela não possui nenhum significado poético ou de relevância social.

Para os falantes do inglês americano, é uma abreviação informal para a expressão “home run”, que é usada quando um jogador de baseball acerta a bola, geralmente para fora do campo, e é capaz de percorrer todas as bases para marcar o ponto.

Para os falantes do inglês britânico, porém, é um termo relacionado ao poeta grego Homero, autor de “Odisseia” e “Ilíada”. Talvez seja essa diferença que fez tanta gente recorrer ao dicionário para entender o que a palavra significava.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
As palavras do ano de 2022, segundo os principais dicionários do mundo
Repertório Cultural
As palavras do ano de 2022, segundo os principais dicionários do mundo
De "democracia" a "gaslighting", as palavras fazem jus ao ano intenso que foi 2022

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.