“O essencial é aprender a pensar”. É com este mote que a HQ baseada no livro “O Mundo de Sofia“, de Jostein Gaarder, ensina filosofia de um jeito leve e despretensioso, sem perder a profundidade necessária ao tema. A versão de Nicoby e Vicent Zabus traz discussões mais recentes para a narrativa, como a crise climática e a pandemia, mostrando como estes temas também se relacionam à filosofia.
O quadrinho, assim como o livro original, começa com uma carta anônima endereçada à Sofia Amundsen, que está prestes a completar 15 anos de idade. A carta convida a menina para um curso de filosofia gratuito com um professor misterioso a partir de uma pergunta: quem é você?
A HQ usa de elementos fantásticos para construir a narrativa, o que deixa a leitura mais fluida do que no livro original. Tanto o livro quanto o quadrinho explicam correntes filosóficas por meio das perguntas que Sofia recebe de seu professor. Conforme ela vai avançando nos estudos, também somos apresentados aos seus dilemas pessoais, como a perda do pai. A partir da filosofia, Sofia passa a refletir sobre os acontecimentos em sua vida e a processar o luto.
O que você pode aprender sobre filosofia com o livro
A narração explica de forma simples como aconteceu a transição entre as escolas filosóficas, o início da religião e sua influência no pensar. Aos poucos, o leitor é apresentado aos principais filósofos do passado, encerrando superficialmente no período barroco.
O quadrinho usa referências mais atuais para exemplificar as correntes filosóficas. O Lego – sim, o brinquedo de pecinhas – é evocado para falar de Demócrito, que era um filósofo materialista. Ao se transformar em Lego, ele ilustra sua teoria do átomo. Mais adiante na história, outras alegorias mais conhecidas são apresentadas, como a da caverna, de Platão.
Platão foi aluno de Sócrates e o responsável por passar para o papel todos os conhecimentos orais ensinados por seu professor. Também foi o responsável por criar a primeira Academia (se você está tentando entrar na universidade hoje, saiba que tudo começou com ele).
+ 5 filósofos que mais caem no Enem
O quadrinho também explica como os filósofos mais recentes foram profundamente influenciados pelos mais antigos – Thomas Hobbes, por exemplo, teve influência de Demócrito –, demonstrando como o pensamento filosófico evolui e se transforma, sem perder sua essência.
A mulher na filosofia e outras críticas contemporâneas
Nessa versão da história, alguns debates mais contemporâneos entram em cena. O livro discute, por exemplo, como até o século 20 a maioria dos filósofos eram homens e que visões como a de Aristóteles (“a mulher é um homem incompleto”) pairam sobre a sociedade até os dias de hoje.
No final do quadrinho também somos apresentados a uma figura pouco comentada na história: Hildegard Von Bingen. Ela foi uma das poucas mulheres que se distinguiu como pensadora na Idade Média.
O mundo de Sofia em quadrinhos (vol. 1): Uma história da Filosofia - de Sócrates a Galileu
O best-seller de Jostein Gaarder sobre a história da filosofia ganha uma surpreendente e deliciosa adaptação para os quadrinhos.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.