Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

4 livros para você conhecer a Idade Média sem misticismos

Apesar da fama de época sem avanços, essas obras mostram uma História medieval mais autêntica e cheia de vida

Por Letícia Albuquerque Atualizado em 21 ago 2020, 10h21 - Publicado em 20 ago 2020, 10h12

Como seria sua vida na Idade Média?, Fiona Macdonald

Esse livro ilustrado faz parte de uma série divertida da editora Scipione em que pesquisadores contam sobre os costumes e tradições reais de tempos antigos. Fiona Macdonald é professora e historiadora especializada em Idade Média no Reino Unido. Além de curiosidades sobre o cotidiano tão diferente da população da época, a autora ainda relata eventos marcantes da História, como a Peste Negra.

Clique aqui para comprar

A Civilização do Ocidente Medieval, Jacques Le Goff

Jacques Le Goff é reconhecido como um dos maiores historiadores sobre a Idade Média. Entre muitas obras escritas, essa é aquela que se dedica de forma mais prática a introduzir o tema de suas extensas pesquisas sobre a época. O autor fala sobre a vida real dos camponeses, monges, artesãos, entre outros personagens desse período desmanchando a reputação que rotulou a época como “Idade das Trevas”.

Clique aqui para comprar.

Tristão e Isolda, Helena Gomes

Você já deve ter ouvido falar desses personagens. Tristão e Isolda figuraram uma lendária história de amor que perdurou durante anos na imaginação da população medieval. Nessa época, o gênero era bastante popular e as características da história inspiraram muitas outras que vieram depois. Sobre um amor proibido e rodeado das mais fantásticas aventuras, a professora universitária Helena Gomes traz uma versão moderna e acessível para todas as idades em um livro com ilustrações de Renato Alarcão.

Clique aqui para comprar

A Vida Secreta da Idade Média: Fatos e Curiosidades do Milênio Mais Obscuro da História

Esse livro é para quem quer entender a fundo a Idade Média. A autora Elena Percivaldi é uma historiadora medieval e jornalista italiana que acredita em revelar a real história dessa época cheia de misticismo e escuridão. A obra discute como os medievos se relacionavam com religiosidade, amor, morte e outros aspectos da vida cotidiana mostrando que, afinal, nem eram tão diferentes de nós.

Clique aqui para comprar

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade