Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Em filme, cristão e muçulmano vão parar nos tribunais por discussão banal

Em O Insulto, uma briga banal opõe palestinos muçulmanos e libaneses cristãos

Por Redação
16 mar 2025, 15h00
3 filme o insulto
 (Douri Films/Divulgação)
Continua após publicidade

Um desentendimento trivial pode desencadear uma série de discriminações e abrir as feridas do passado. No caso, entre libaneses cristãos e palestinos muçulmanos, que ainda sofrem as consequências da devastadora guerra civil do Líbano, entre 1975-1990. É disso que trata o filme libanês ‘O Insulto’.

Yasser é um palestino refugiado que trabalha como mestre de obras na capital libanesa, Beirute. Toni é um libanês cristão que, numa manhã, ao lavar sua varanda, molha Yasser e outros funcionários da obra. Eles decidem avisar Toni da irregularidade de uma calha em sua propriedade e se oferecem para cuidar do problema. Toni recusa, mas Yasser decide consertá-la mesmo assim. Entre uma calha quebrada e um insulto, o episódio marca o início do que se transforma em um grande palco de agressões, humilhações, preconceitos e acusações.

Na mesma noite da discussão, Toni escuta o discurso de Bashir Gemayel, um dos líderes políticos do Líbano, que exalta o patriotismo e luta contra a presença síria e palestina no país, o que reforça seu pensamento. Quando Yasser é convencido a se desculpar, é ofendido por Toni e acaba agredindo-o. O caso vai parar nos tribunais, e a história pessoal de cada um é trazida à tona.

+ Por que israelenses e palestinos vivem em conflito

Apesar de suas diferenças, elas caminham na mesma direção: um passado marcado por fortes posições políticas e ideológicas que interfere no presente de duas pessoas comuns.

Continua após a publicidade

O conflito pessoal extrapola para um embate coletivo que envolve tensões históricas e atinge dimensão nacional. Yasser e Toni possuem suas fragilidades e limitações em relação ao que estão dispostos a entender ou desprezar, lutar ou abrir mão.

Dessa maneira, o diretor nos mostra que o lugar do agressor e da vítima não é algo fixo: ambos se revezam nesses papéis, o que confere ao filme um caráter bastante humano e real, fugindo do maniqueísmo.

Yasser e Toni vão atrás de uma suposta justiça a partir de seu ponto de vista, o que também aponta para a importância da empatia, outra questão bastante pertinente no mundo de hoje, marcado pelas polarizações e os enfrentamentos.

Continua após a publicidade

O Insulto

Direção | Ziad Doueiri
Ano | 2017
Disponível | Prime Video

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Em filme, cristão e muçulmano vão parar nos tribunais por discussão banal
Repertório Cultural
Em filme, cristão e muçulmano vão parar nos tribunais por discussão banal
Em O Insulto, uma briga banal opõe palestinos muçulmanos e libaneses cristãos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.