Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

A Escola de Atenas: entenda a obra de Rafael Sanzio

Pintura foi tema de uma questão de filosofia do Enem em 2014

Por Taís Ilhéu
19 out 2022, 12h39

“A escola de Atenas”, uma das mais famosas pinturas da história, é obra do pintor renascentista Raffaello Sanzio (1483-1520) – ou simplesmente Rafael, como é conhecido no Brasil. O afresco foi feito por encomenda do Vaticano, e ocupa a sala que já foi biblioteca e escritório do papa Júlio II.

A temática central da obra é a Filosofia, e é possível identificar alguns pensadores da Grécia Antiga como Parmênides, Heráclito, Sócrates, Euclides e, claro, Platão e Aristóteles, representados no centro da pintura.

Cada um dos dois filósofos carrega nas mãos sua principal obra: Platão com “Timeu” e Aristóteles com “Ética a Nicômaco”. Ambos os livros trouxeram contribuições para o pensamento filosófico ao discutirem temas como a relação com a natureza, o mundo físico, a ética e a racionalidade.

+ Artes no Enem: como a disciplina é cobrada no exame e como se preparar

É importante ressaltar, no entanto, que Aristóteles e Platão tinham visões distintas a respeito da filosofia e da vida, e a forma como estão representados na obra deixa entrever essas diferenças.

Continua após a publicidade

Platão, descalço e usando vestes simples, aponta para cima em referência ao mundo das ideias (ou inteligível). Segundo ele, este mundo, que está acima dos homens, seria o real, e só é possível atingi-lo por meio da reflexão profunda. Já Aristóteles, bem vestido e calçando sandálias, aponta para baixo, referindo-se ao seu pensamento empírico a respeito da vida. Para o filósofo, o que importa é a vida – sempre virtuosa – que se leva no mundo material.

Vale destacar ainda outros dois personagens que aparecem na pintura e distinguem-se dos filósofos: as estátuas de Apolo, deus grego da Luz, e de Atena, deusa da sabedoria.

“A escola de Atenas”, pintada entre 1509 e 1510, é uma das mais importantes obras do renascentismo e representa o resgate dos valores clássicos e do pensamento racional.

O quadro “A Escola de Atenas” no vestibular

Em 2014, “A Escola de Atenas” apareceu em uma questão de Filosofia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com destaque apenas para a parte da pintura onde estão representados Platão e Aristóteles. O candidato deveria associar o gesto do primeiro, que aponta para o alto, às suas concepções filosóficas.

Continua após a publicidade

Observe:

quadro a escola de atenas de raffaello

O gabarito oficial apontava a alternativa B como a correta. Segundo resolução do Anglo, “no afresco de Rafael, o gesto platônico é tradicionalmente interpretado como uma referência à teoria do conhecimento de Platão, que afirma que o conhecimento verdadeiro exige a libertação das aparências do mundo sensível e uma ascese ao mundo das essências, ao universo inteligível. Esse universo, que transcende as experiências do mundo material, é atingido por meio do método dialético, do qual os diálogos platônicos são exemplo e comprovação.”

É bem comum encontrar questões envolvendo obras de artes no vestibular. Fugindo do decoreba, essas questões cobram do estudante sua habilidade interpretativa e de fazer uma leitura intertextual. Por isso, é fundamental treinar o olhar crítico sobre as obras de arte, fazendo conexões e trazendo referências.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
A Escola de Atenas: entenda a obra de Rafael Sanzio
Repertório Cultural
A Escola de Atenas: entenda a obra de Rafael Sanzio
Pintura foi tema de uma questão de filosofia do Enem em 2014

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês