Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Evento em São Paulo discute literatura coreana. Saiba como participar

Oficina de desenho, bate-papos sobre cultura coreana e clube de leitura: veja programação do evento gratuito do Sesc Pinheiros com a editora Todavia

Por Ludimila Ferreira
11 set 2025, 10h00
han kang
 (Nobel Prize/Reprodução)
Continua após publicidade

A literatura coreana – em especial a escrita de Han Kang, autora de “A vegetariana” e vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2024 – serão tema de uma série de encontros no Sesc Pinheiros, em São Paulo. As atividades acontecem a partir do dia 16 de setembro e a programação tem apoio do Instituto de Tradução de Literatura da Coreia (LTI Korea).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Central de Relacionamento Digital do Sesc, neste link, a partir do dia 10 de setembro, às 15h. As vagas são limitadas. Abaixo, confira a programação completa.

+ 3 livros para conhecer Han Kang, sul-coreana vencedora do Nobel de Literatura

Programação

Os encontros vão discutir desde os aspectos históricos, culturais e sociais que compõem os textos de Han Kang, até como a subjetividade, o trauma, e a violência passaram a ser uma marca na produção da autora coreana.

As atividades serão mediados pela quadrinista Ing Lee, pela pesquisadora Carolina Ferreira, pelas jornalistas Iara Biderman e Paula Carvalho, e pela tradutora Natália Tae Maciel Okabayashi.

Ao todo, serão cinco encontros:

  • três bate-papos;
  • um clube de leitura;
  • uma oficina de desenho.
Continua após a publicidade

Bate-papo: Representações da Cultura Coreana na Literatura com Carolina Ferreira

Dia 16 de setembro, às 19h30, no auditório do 3º andar do Sesc Pinheiros (100 vagas)

Bate-papo propõe uma imersão na literatura sul-coreana como espelho da sociedade, explorando como cultura, política, gênero e identidade são retratados nas obras de Han Kang, autora ganhadora do Nobel de Literatura.

Carolina Ferreira é pesquisadora, curadora e estrategista criativa. Atua na intersecção entre cultura, educação e transformação social, costurando atravessamentos entre pensamento acadêmico, escuta sensível e prática aplicada.

Doutoranda e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. É fundadora da Espiralar, espaço de pesquisa, formação e curadoria em cultura.

+ Sonha em fazer intercâmbio na Coreia do Sul? Veja 7 fatos da educação no país

Continua após a publicidade

Oficina de Desenho: Desenhando Han Kang com Ing Lee

Dia 21 de setembro, às 15h, na Sala de Múltiplo Uso do 3º andar do Sesc Pinheiros (25 vagas)

A atividade propõe uma imersão visual no universo literário de Han Kang, conduzida pela artista Ing Lee, brasileira de ascendência coreana.

Por meio de reflexões sobre identidade, transformação e alienação, os participantes serão convidados a criar ilustrações inspiradas nas obras da autora, explorando também influências do manhwa.

Ing Lee é uma quadrinista e ilustradora coreano-brasileira, surda oralizada, nascida em Belo Horizonte. Graduada em Artes Visuais pela UFMG, seu trabalho combina influências da cultura pop dos anos 1990 e 2000 com elementos da arte tradicional coreana, como o minhwa, criando uma estética nostálgica e contemporânea.

+ 10 profissões para quem gosta de desenhar

Bate-papo: Recepção Literária das obras de Han Kang e o caminho para o Nobel com Iara Biderman

Dia 23 de setembro, às 19h30, no auditório do 3º andar do Sesc Pinheiros (100 vagas)

Continua após a publicidade

A palestra analisa a recepção crítica das obras de Han Kang no Brasil, com destaque para “A Vegetariana”, e investiga como essa trajetória refletiu e contribuiu para o reconhecimento global da autora.

A partir de uma contextualização da literatura coreana no Brasil, serão discutidos o impacto do Prêmio Nobel de Literatura e o papel da crítica na consagração de vozes internacionais na literatura.

Iara Biderman é jornalista, crítica de literatura e escritora brasileira com mais de 40 anos de carreira na imprensa cultural. Editora da revista Quatro Cinco Um, foi repórter de saúde e cultura na Folha de S.Paulo, onde trabalhou por mais de 15 anos.

Especializou-se em análise crítica do jornalismo na Universidade de Cardiff (Reino Unido), onde foi pesquisadora convidada. Em 2024, lançou seu primeiro livro de ficção, “Tantra e a arte de cortar cebolas” (editora 34).

+ As mulheres que já ganharam o Prêmio Nobel de Literatura

Continua após a publicidade

Clube de Leitura: “Sem despedidas”, de Han Kang com Paula Carvalho

Dia 2 de outubro, às 19h30, na Sala de Múltiplo Uso do 3º andar do Sesc Pinheiros (32 vagas)

Como parte do Ciclo Literatura Coreana no Brasil, o Sesc Pinheiros realiza um encontro sobre “Sem despedidas”, de Han Kang. Na trama, Kyung-ha deixa Seul para cuidar do pássaro de uma amiga em Jeju e acaba descobrindo memórias ocultas da família de Inseon e um arquivo sobre o massacre que marcou a ilha entre 1948 e 1949.

Paula Carvalho é historiadora, jornalista, editora, tradutora e podcaster. Atualmente faz pós-doutorado em História na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Por quatro anos e meio foi editora da revista Quatro Cinco Um, onde trabalhou nas mais diferentes áreas. É uma das fundadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras. Autora do livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” (Fósforo, 2022).

+ 5 clubes do livro online para participar em 2025

Continua após a publicidade

Bate-papo: Romances de Han Kang: reflexões e tradução com Natália Tae Maciel Okabayashi

Dia 7 de outubro, às 19h30, no Auditório do Sesc Pinheiros (100 vagas)

A palestra investiga as obras de Han Kang, explorando História, subjetividade, trauma, violência e alienação em “A Vegetariana”, “Atos Humanos”, “O Livro Branco” e “Sem Despedidas”.

Aborda também os desafios e nuances da tradução literária de “O Livro Branco” e “Sem Despedidas”, refletindo sobre o ato de traduzir e recriar, para aproximar o público brasileiro de uma Coreia do Sul complexa e em transformação.

Natália Tae Maciel Okabayashi formou-se em 2016, tendo sido aluna da primeira turma de graduação em Língua e Literatura Coreana na USP.

Atua como tradutora literária desde 2021, e traduziu as obras “O livro branco” e “Sem despedidas”, ambas de Han kang, pela editora Todavia. Já participou de projetos de tradução coletiva de contos tradicionais e literatura infantil.

+ 5 pensadores contemporâneos para citar na redação do Enem

Quem é Han Kang?

Primeira mulher asiática a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, Han Kang nasceu na Coreia do Sul, em 1970. Aclamada mundialmente, é autora de “A vegetariana”, “Atos humanos”, “O livro branco” e “Sem despedidas”, todos publicados pela Todavia.

Com uma prosa poética, seus livros são reconhecidos por explorar temas como a opressão patriarcal e violências históricas.

+ 10 livros curtos para criar o hábito da leitura

Sesc Pinheiros

Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo/SP (estacionamento com manobrista)

Como chegar de transporte público:

  • 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela);
  • 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | linha esmeralda);
  • 350m a pé do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).

Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Evento em São Paulo discute literatura coreana. Saiba como participar
Repertório Cultural
Evento em São Paulo discute literatura coreana. Saiba como participar
Oficina de desenho, bate-papos sobre cultura coreana e clube de leitura: veja programação do evento gratuito do Sesc Pinheiros com a editora Todavia

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês