Por Jornal da USP
Um experimento com Inteligência Artificial avançada sai do controle e coloca os robôs em guerra com os humanos. As máquinas chegam à conclusão de que só o presente importa, e as informações do passado atrapalham. Esse é o enredo do novo jogo MID – Museu do Ipiranga em Defesa, lançado agora em setembro no aplicativo Museu do Ipiranga Virtual.
No game, os jogadores têm a ajuda de um robô amigo para dar fim ao plano dos androides do futuro que querem acabar com a história e a sua preservação. Os robôs decidem voltar no tempo para destruir o acervo do Museu do Ipiranga. Inaugurado em 7 de setembro de 1895, o local possui mais de 450 mil unidades entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20.
Para impedir os ataques ao museu, o jogador deve resolver desafios e garantir a segurança e a integridade do acervo. É possível jogar pelo próprio navegador do site ou por meio de aplicativos, disponíveis para Android, iOS, Windows, Mac e Xbox One. Acesse aqui.
App Museu do Ipiranga
O jogo faz parte do Museu do Ipiranga Virtual, plataforma em que o visitante constrói um avatar, pode mudar de roupas e, depois, partir para alguns passeios. Como parte das atividades que antecedem a inauguração do Novo Museu do Ipiranga, prevista para setembro de 2022, o público pode conhecer o edifício-monumento e passar por exposições interativas.
Durante o tour virtual, é possível acompanhar duas exposições com itens de destaque do acervo do museu – Dirigíveis de Santos Dumont e personagens da Independência, além de assistir a vídeos sobre o andamento da obra, participar de quiz sobre curiosidades do museu, jogar minigames e conhecer algumas características da fachada do edifício.
Desenvolvido em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP, o ambiente virtual surgiu a partir de pesquisas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) com o apoio dos Programas de Exposições e de Ação Educativa do museu.
Mais informações: https://museudoipirangavirtual.com.br