Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Centenário de José Saramago: 5 livros para conhecer o escritor português

Saramago é o único escritor de língua portuguesa a vencer o Nobel de Literatura

Por Juliana Morales
Atualizado em 23 nov 2022, 15h27 - Publicado em 16 nov 2022, 15h32

Nesta quarta-feira (16) é comemorado o centenário do aclamado escritor português José Saramago (1922-2010). Reconhecido mundialmente, Saramago é homenageado com um importante prêmio de literatura em língua portuguesa que leva seu nome, mas em vida não foi bem assim. Ou ao menos em boa parte dela.

O reconhecimento de seu trabalho só chegou na maturidade, uma vez que suas principais obras foram publicadas depois que já havia completo 58 anos. Mas foi o tempo certo para o mundo conhecer a genialidade do autor, que até hoje é o único escritor de língua portuguesa a vencer o Nobel de Literatura.

Para compreender o que há por trás de tanto sucesso, confira a seguir cinco importantes obras do autor.

Ensaio sobre a Cegueira

O romance mais famoso de Saramago, publicado em 1995, conta a história da cegueira branca que se espalha por uma cidade. Os moradores começam a ser levados para uma quarentena em hospital psiquiátrico abandonado, enquanto a esposa de um médico é a única que mantém a visão. A epidemia faz com que os cegos se percebam reduzidos à essência humana e abala todas as estruturas sociais. 

Continua após a publicidade

A Jangada de Pedra

Com um corte surrealista, Saramago narra a península Ibérica se desgarrando da Europa, na medida em que navega à deriva pelo Atlântico. Foi a forma que ele encontrou de tratar criticamente do isolamento dos povos ibéricos em relação a seus irmãos europeus ao longo dos séculos. Assim como Ensaio sobre a Cegueira, esta obra também foi adaptada para os cinemas. 

Continua após a publicidade

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

A partir de uma visão moderna e crítica da religião, Saramago reconta a história bíblica sobre a vida de Jesus Cristo. O crítico literário José Paulo Paes descreve o trabalho do autor português da seguinte forma: “Interessado menos na onipotência do divino que na frágil mas tenaz resistência do humano, a arte magistral de Saramago excele no dar corpo às preliminares e à culminância do drama da Paixão”.

História do Cerco de Lisboa

A obra fez parte da lista de leituras obrigatórias da Unicamp em 2019. Nela, o autor mistura realidade e ficção ao trazer para a narrativa um fato histórico de Portugal, que foi a tomada de Lisboa pelos mouros no ano de 1147. O personagem Raimundo Benvindo Silva, um humilde revisor de textos, comete um erro proposital ao editar um livro sobre o episódio histórico, comprometendo a veracidade dos acontecimentos.

Continua após a publicidade

Após descobrir o erro, a editora em que Raimundo trabalha contrata uma senhora para supervisionar seu trabalho, a Maria Sara. Os dois acabam, então, iniciando um relacionamento amoroso, que vai ser outra narrativa importante para o livro. 

O conto da ilha desconhecida

Com apenas 62 páginas – ótimo para ler de uma vez só –, Saramago conta a história de um homem que pede um barco ao rei para ir a uma ilha desconhecida. Ao longo da história, a concepção do viajante do que é a tal ilha desconhecida e de como alcançá-la vai mudando, assim como a visão de si mesmo. O autor, por meio deste conto, trabalha com a ideia de viagem em vários sentidos.

Continua após a publicidade

Veja uma lista com mais livros curtos (e excelentes) para ler em um dia

*O Guia do Estudante tem uma parceria com a Amazon e recebe uma comissão pelas vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A curadoria de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação deste post.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

Publicidade
Centenário de José Saramago: 5 livros para conhecer o escritor português
Repertório Cultural
Centenário de José Saramago: 5 livros para conhecer o escritor português
Saramago é o único escritor de língua portuguesa a vencer o Nobel de Literatura

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.