Lady Di: 6 filmes sobre a princesa Diana
A história da Princesa da Povo continua a fascinar o público, mesmo após mais de duas décadas de sua morte
Na série The Crown, uma ficção baseada na história da família real britânica, a princesa mais querida da dinastia Windsor dá finalmente as caras na quarta temporada. Interpretada inicialmente pela atriz Emma Corrin e depois por Elizabeth Debicki, a história da Princesa Diana é recontada na produção da Netflix. Para muitos, as polêmicas e o fim trágico de Lady Di são apresentados pela primeira vez por meio da série.
Na estreia da temporada que abarca a história de Diana, as buscas por conteúdos relacionados à princesa, que nascera em aristocrata e era professora infantil, cresceram significativamente nos mecanismos de busca. Em junho daquele ano, a morte trágica de Lady Di voltou aos tópicos mais pesquisados após a rede de hackers Anonymous afirmar que o ato não fora um acidente, e, sim, um assassinato planejado. Mas é claro que nada passa de especulações.
No vídeo abaixo, assista ao momento em que o acidente de Diana, no centro de Paris, foi anunciado na televisão aberta brasileira pelo narrador Galvão Bueno. O anúncio ocorreu durante uma partida entre o Fluminense e o Santos.
Diana se tornou a princesa de Gales após se casar com o Príncipe Charles, o primogênito e herdeiro da Rainha Elizabeth II. Lady Di, que também era conhecida como a ‘Princesa do Povo’ ou ‘A Princesa das Causas Nobres’, era vista como uma rebelde que não se enquadrava aos protocolos estabelecidos pela realeza, sendo perseguida pelos tabloides e programas de fofoca.
Suas atitudes filantrópicas e seu jeito tímido, gracioso e simples são abordados na série e conversam diretamente com as recentes decisões do seu filho mais novo, o Príncipe Harry, de viver de forma independente da Coroa.
As referências têm gerado tanta polêmica que o ministro da Cultura do Reino Unido chegou a solicitar que a Netflix inserisse um aviso de aquilo era ficção antes da reprodução do seriado. A plataforma de streaming, porém, disse que não há planos para a inserção de nenhuma mensagem.
Se fascinar com a história de Diana ao assistir The Crown talvez seja inevitável para a geração que acompanha Meghan Markle e descobre que ela não foi a pioneira no quesito “rebeldia na realeza”. O GUIA DO ESTUDANTE separou 6 documentários para quem quer mergulhar na vida de Lady Di e ver por diferentes óticas os principais acontecimentos de sua vida.
Lady Di: Suas Últimas Palavras (2017)
Quem melhor para falar de Diana do que ela própria? Este documentário do National Geographic usa entrevistas inéditas e vídeos pessoais gravados durante as aulas de voz da princesa para recontar os principais acontecimentos de seu conturbado casamento com o Príncipe Charles. A união, que, na época, ficou conhecida como o ‘Casamento do Século’, não demorou para ruir – o que contribuiu para o declínio da saúde de Diana. Em cada passo de sua vida vigiada pela mídia, a princesa apresentava quadros de depressão, bulimia e tendências suicidas.
Disponível em: Netflix e Disney+
A História de Diana (2017)
Esta série documental aborda, em dois episódios, as relações interpessoais de Diana. Amada pelo povo, perseguida pela mídia e vigiada de perto pela família real, Diana era tida como uma pessoa solitária, reservada e introspectiva. Nessa série, seu irmão Charles e outras pessoas que viveram próximas da princesa relatam suas memórias de Lady Di.
Disponível em: Netflix
The Royal House of Windsor (2017)
Os historiadores que estudam a família real apontam Diana como o elemento final necessário para modernizar a imagem da realeza britânica. Sua trágica morte, em 1997, contribuiu para que os rostos da família Windsor deixassem de ser ícones distantes e se tornassem parte de uma família humana, tão real e “normal” quanto qualquer outra. Os seis episódios da produção recontam a linha do tempo da dinastia e os principais acontecimentos que marcaram a família.
Disponível em: Netflix
Diana, 7 dias (2017)
Mesmo hoje, 20 anos depois, imaginar a morte de uma princesa é algo, no mínimo, intrigante. Assim como Meghan Markle é para a geração atual, Diana era um símbolo de modernidade, bondade, elegância e estilo. Sua morte, no dia 31 de agosto de 1997, em um carro que estaria fugindo de paparazzis, chocou o mundo e se tornou um dos momentos mais marcantes da história recente. Este documentário mostra os 7 dias que precederam a morte da princesa, focando, principalmente, na sua figura pública global.
Disponível em: Globoplay
Diana (2013)
Neste filme hollywoodiano que aborda os últimos 2 anos de vida da princesa, Diana é interpretada pela atriz Naomi Watts. Quando lançado, em 2013, o longa causou polêmica por abordar os relacionamentos amorosos de Diana de modo bem diferente das versões oficiais. Watts disse em uma entrevista que se preparou muito para o papel e chegava a sonhar com Diana durante as gravações: “Às vezes sentia a presença de Diana (…) e em um determinado momento senti que ela me autorizava”.
Disponível em: Globoplay e Telecine Play
A Rainha (2006)
Mesmo Diana não aparecendo, o filme A Rainha serve como uma boa maneira de entender a relação da princesa com o resto da família real. A rigidez e suposta apatia da Rainha Elizabeth II na semana que segue a morte da Princesa Diana é recontada neste filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Helen Mirren.
Disponível apenas em DVD.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.