Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

‘Professor Polvo’ e outros documentários sobre a natureza

Saber o que tem sido discutido sobre o assunto poderá melhorar seu desempenho nos vestibulares, principalmente na hora da redação

Por Julia Di Spagna Atualizado em 8 out 2021, 20h52 - Publicado em 15 ago 2021, 15h43

Em ano de preparação para o vestibular, o seu tempo é precioso. Seja para fazer um exercício mais complexo, tirar uma dúvida ou revisar um tópico importante, é essencial que você saiba organizar o seu dia para torná-lo mais produtivo e ficar cada vez mais próximo da vaga que quer conquistar.

Muitos estudantes podem até se sentir culpados por algumas horas de lazer. Entretanto, é possível se manter atualizado sem deixar os estudos de lado. E documentários são uma ótima ferramenta para isso. Eles trazem informações sobre diferentes temas e ajudam na construção de um repertório que poderá ser utilizado tanto em questões objetivas e dissertativas quanto em redações. 

Pensando nisso, separamos 5 documentários sobre meio ambiente que irão ajudá-lo na preparação para as provas: 

Professor Polvo (2020)

Professor Polvo

Na Cidade do Cabo, na África do Sul, um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo. Segundo uma especialista brasileira que é inclusive citada no documentário, Tatiana Leite, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a inteligência e a capacidade de um polvo criar relações com humanos não é exagero no filme. Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2021. Na Netflix

Nosso Planeta (2019)

macaquinho
Netflix/Reprodução
Continua após a publicidade

A série documental é dividida em oito partes e traz imagens inéditas de habitats de todo o planeta. Produzido ao longo de oito anos, o projeto mostra a beleza da Terra e os impactos das mudanças climáticas nos seres vivos. Uma das cenas mais impactantes repercutiu nas redes sociais por mostrar uma grande concentração de morsas no estreito de Bering, entre a Rússia e o Alasca, após terem seu habitat modificado. Disponível na Netflix.

Em Busca dos Corais (2017)

imagem do fundo do mar
Netflix/Reprodução

Durante três anos, mergulhadores, fotógrafos e cientistas de diversas partes do mundo se uniram para documentar o desaparecimento dos recifes de corais. Essas formações rochosas são fundamentais para a vida marinha, sendo responsáveis por fornecer abrigo e alimento para muitos seres aquáticos e serem uma espécie de filtro da água do mar. Disponível na Netflix.

Seremos História? (2016) 

capa do documentário
Netflix/Reprodução

A produção é fruto de uma parceria entre Leonardo DiCaprio e a National Geographic. O ator e ambientalista viajou pelo mundo por três anos buscando mostrar as consequências das mudanças climáticas, o impacto de ações humanas no aquecimento global e o que tem sido feito para minimizar os prejuízos e reverter essas situações. A produção também conta com declarações de cientistas renomados, Barack Obama e o papa Francisco. Disponível na Disney+.

Oceanos de Plástico (2016) 

baleia
Netflix/Reprodução

O foco do documentário é o impacto da poluição causada por plástico no meio ambiente e na saúde de seres humanos. Reunindo opinião de engenheiros, conservacionistas e cientistas, a produção exemplifica como os resíduos prejudicam os oceanos e podem chegar nas nossas mesas. Além disso, apresenta algumas soluções concretas para o problema. Disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

Publicidade