Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Os filmes vencedores do Oscar que podem te ajudar no Enem

Ditadura militar, questões religiosas e etarismo. Vem descobrir como os temas abordados nos longas servem de repertório

Por Redação
6 mar 2025, 15h00
filmes vencedores do oscar
 (Working Title Filmes/ Sony Pictures Entertainment/ FilmNation Entertainment/Divulgação)
Continua após publicidade

Embora muita gente acredite que um bom repertório na redação do Enem seja sinônimo de livros clássicos, filósofos famosos, palavras difíceis e filmes em preto e branco, dá para se dar bem nesse critério do exame com referências mais populares. Franquias da moda, séries em alta e, sim, os vencedores do Oscar também podem ser uma maneira de você mostrar uma baita bagagem cultural!

O importante é estabelecer boas relações com a coletânea e com o recorte dado pela banca. Para te ajudar, o GUIA DO ESTUDANTE reuniu três vencedores da premiação deste ano e formas de usá-los nessa etapa do Enem. Confira abaixo:

Ainda Estou Aqui

Categoria: Melhor Filme Internacional 

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, pode ser explorado em temas que giram em torno da ditadura militar. Ao tratar da história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado na época, o longa apresenta uma visão íntima da violência política e das consequências do regime no âmbito familiar.

O filme apresenta, por exemplo, uma reflexão sobre a memória e os traumas deixados pela ditadura. A dor de Eunice ao ser separada do marido e não ter mais informações sobre seu paradeiro pode ser usada para discutir os efeitos psicológicos da repressão política. Além disso, a perda e os efeitos traumáticos do período pode fortalecer a argumentação sobre a importância do olhar crítico sobre o passado para evitar o retorno de autoritarismos.

O filme também pode ser utilizado para discutir a importância de defender os direitos humanos frente a regimes opressores, abordando a importância do trabalho das comissões de verdade e os desafios enfrentados pelas vítimas e suas famílias para obter justiça. Ainda pode-se analisar como a falta de punição para os responsáveis ainda afeta a confiança das pessoas nas instituições.

+ Filmes sobre a Ditadura Militar para quem já viu “Ainda Estou Aqui”

Continua após a publicidade

      Conclave

      Categoria: Melhor Roteiro Adaptado

      A trama, que se passa durante o processo de eleição de um novo Papa, destaca as intrigas políticas, os segredos e as disputas internas entre cardeais, além de trazer à tona temas de ética e moral em instituições tradicionais.

      Como os cardeais enfrentam dilemas éticos relacionados a questões pessoais, políticas e religiosas, essa dinâmica pode ser usada para discutir como o poder corrompe indivíduos e instituições, muitas vezes colocando em segundo plano os valores que deveriam nortear essas entidades.

      O enredo também explora a manipulação de informações e a revelação de segredos no processo de escolha do Papa, trazendo à tona a crítica sobre moralismo e práticas corruptas. Isso é relevante para discussões sobre a ética na política e nas grandes organizações sociais, incluindo a Igreja Católica.

      Continua após a publicidade

      No contexto do filme, a escolha do novo Papa revela não só toda essa luta pelo poder, mas também a necessidade de se escolher líderes que vão além das virtudes espirituais, e que estejam preparados para enfrentar os grandes dilemas da atualidade. 

      + 4 filmes indicados ao Oscar 2025 para pensar o autoritarismo na história

      A Substância

      Categoria: Melhor Maquiagem e Penteado

      O filme explora questões relacionadas à pressão estética e social sobre as mulheres, especialmente a cobrança por juventude e beleza. Ele conta a história de Elisabeth Sparkle, uma ex-estrela de cinema que, desesperada para recuperar sua juventude, usa uma substância que a transforma em uma versão mais jovem de si mesma, criando uma divisão entre seu eu mais velho e o alter ego jovem, Sue. A narrativa aborda os efeitos psicológicos e físicos dessa transformação, com ênfase no que acontece quando as regras sobre o uso da substância começam a ser desrespeitadas.

      + Filme “A Substância” vai te deixar com nojo e pode ser citado no Enem

      Continua após a publicidade

      A história também mostra a pressão que as mulheres enfrentam para atender aos padrões de beleza impostos pela sociedade, abordando o etarismo e a exploração de mulheres na mídia e na indústria do entretenimento. A trama se desenrola em um ambiente de críticas à superficialidade, onde a busca pela juventude sem limites leva a consequências catastróficas. A narrativa mistura elementos de horror psicológico com uma crítica social profunda sobre a invisibilidade das mulheres envelhecendo e as expectativas irreais que recaem sobre elas.

      Assim, dá para usar a obra como repertório na redação do Enem com temas como a pressão estética sobre as mulheres, o culto à juventude e à beleza na sociedade contemporânea e os impactos do etarismo e da cobrança de perfeição. 

      Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

      Compartilhe essa matéria via:

       Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

      Publicidade
      Os filmes vencedores do Oscar que podem te ajudar no Enem
      Repertório Cultural
      Os filmes vencedores do Oscar que podem te ajudar no Enem
      Ditadura militar, questões religiosas e etarismo. Vem descobrir como os temas abordados nos longas servem de repertório

      Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

      Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

      MELHOR
      OFERTA

      Plano Anual
      Plano Anual

      Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

      Apenas R$ 2,99/mês*

      Plano Mensal
      Plano Mensal

      R$ 19,90/mês

      PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
      Fechar

      Não vá embora sem ler essa matéria!
      Assista um anúncio e leia grátis
      CLIQUE AQUI.