Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Ressaca literária: o que é e como curar

Sim, ela é real e é mais comum do que se pensa. Mas tem cura!

Por Redação 27 nov 2020, 18h17

Você já comprou um livro e quando começou a ler não conseguiu sair da página 10? Se animou novamente, pegou outro livro, mas aconteceu a mesma coisa? E outro? E outro de novo? Calma, antes de ficar desanimado, saiba que essa falta de interesse pode não ser necessariamente sua culpa ou dos livros. É muito provável que você esteja passando pelo o que chamamos de ressaca literária. Sim, uma ressaca de livros! Mas pode ficar tranquilo: todo mundo já teve, tem cura e é mais fácil sair dela do que parece.

A boa notícia é que o remédio não envolve gemas de ovo ou qualquer outra receita que só trará dores de cabeça!

Sintomas

O termo faz parte do dicionário do leitor há anos. É provável que tenha se popularizado com o BookTube, a comunidade de influenciadores literários no YouTube. Os sintomas são passageiros e para cada leitor, a ressaca se manifesta de um jeito diferente: estafa, desinteresse, dificuldade de concentração, sobrecarga de atividades e momentos emocionais difíceis.

Da mesma forma que os sintomas da ressaca literária são diferentes para cada pessoa, as soluções podem servir para um leitor e não servir para o outro. Parte da redação do GUIA lista aqui alguns ‘remédios’ para curar esse mal e retomar as leituras.

1 – Dê um tempo  “Quando eu emperro em uma leitura, paro no meio e guardo para ler em outro momento. Às vezes não é a melhor fase pra ler”, conta Giulia Gianolla.

Continua após a publicidade

2 – Livro desnecessário? Largue a leitura
“Acho que leitura tem muito a ver com o momento que você está vivendo e o envolvimento com aquele tema no seu contexto. Já parei na décima página de um livro por achar extremamente chato, mas, alguns meses depois, fiquei empolgada com a leitura e terminei em menos de uma semana. Agora, se percebo que o livro não acrescenta nada, aí eu paro”, diz sabiamente a repórter Julia Di Spagna

3 – Retome aos poucos com leituras ‘gostosinhas’
“Não adianta forçar. Vale assistir vídeos sobre livros e leituras e voltar aos poucos com livros gostosinhos, de leitura rápida, escapistas. Não adianta tentar sair de ressaca literária com livros teóricos”, conta o apaixonado por livros, Luccas Diaz

  • 4 – Separe um momento do dia para ler
    “O que mais emperra as minhas leituras é falta de tempo, principalmente durante a semana. Então reservo um horário fixo no fim de semana para focar no livro. Mas se eu estiver de ressaca literária, diluo a leitura em poucos minutos todos os dias”, diz Alexandre de Melo, editor do GUIA.

    Você já superou uma ressaca literária de outras formas? Comente nas redes sociais do GUIA 😉 📖

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade