Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Aluna tira mil na redação do Enem citando música do Péricles

Em outra edição, Victoria havia citado o sambista Zeca Pagodinho. Veja o texto nota mil da estudante

Por Ludimila Ferreira
Atualizado em 22 jan 2024, 16h08 - Publicado em 22 jan 2024, 14h43

A estudante Victoria Nascimento, de 20 anos, apoia o uso de cultura popular como repertório na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Tanto que tirou nota mil na edição de 2023 citando o cantor de pagode Péricles. A jovem do Rio de Janeiro começou a fazer o exame em 2018 como treineira, e seguiu fazendo a prova mesmo depois de se formar no Ensino Médio em 2020. Decidida a entrar em Medicina há anos, focou em aperfeiçoar seu estilo de redação para garantir uma nota boa e ingressar no curso dos sonhos.

Veja como Victoria conseguiu articular uma canção de Péricles com o tema do trabalho de cuidado invisível das mulheres. Confira também seus conselhos para os novos vestibulandos!

Contratempos no dia da prova

Victoria contou ao GUIA DO ESTUDANTE que tem um histórico de boas notas na redação do Enem, que variou entre 860 (no ano que fez a prova como treineira) e 980. Em 2023, veio a tão sonhada nota mil. Por sempre ter gostado de escrever, já considerou seguir por uma área de humanas, como Direito, mas depois de analisar a profissão, não se identificou com o estilo de vida. No final das contas, focou na Medicina.

Victoria disse que no primeiro dia da aplicação do Enem 2023 houve um contratamento na entrega das provas, e ela só recebeu a sua com dez minutos de atraso. A estudante conta que ficou tensa devido ao tempo perdido, mas que cuidou do emocional para encarar o exame. Mesmo abalada, sorriu quando viu o tema da redação.

Continua após a publicidade

Tema importante e pertinente

Victoria conta que pensava sobre o assunto que foi tema da edição desde o Ensino Médio, devido a sua própria vivência. Enquanto os meninos podiam brincar e estudar, ela tinha que ajudar em casa e acabava sem tempo para focar nos estudos. “O tema é lindo, importante e pertinente”, completa a estudante que, como outras, sentiu alívio ao se deparar com a temática da redação. 

+ Aluna nota mil na redação do Enem sentiu alívio ao ver o tema

Apesar disso, ela aponta que o tema foi inesperado do seu ponto de vista por se assemelhar ao da redação do Enem PPL de 2021, a versão do exame voltada a pessoas privadas de liberdade. Naquele ano, os candidatos escreveram sobre o “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

Continua após a publicidade

Péricles e Zeca Pagodinho

O tema da redação do Enem em 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A estudante, acredite, conseguiu relacioná-lo à música “Se eu largar o freio”, do cantor Péricles. Na letra da canção, o eu-lírico – um homem – diz se sentir abandonado pela mulher, já que ela não faz mais as tarefas domésticas. Veja um trecho:

A pia tá cheia de louçaO banheiro parece que é de botequimA roupa toda amarrotadaE você nem parece que gosta de mim

estudante Victoria e cantor péricles
(Arquivo Pessoal/Instagram/Reprodução)

A partir da música de Péricles, Victoria argumentou que os homens não enxergam o trabalho realizado pelas mulheres e as limitam ao trabalho doméstico. Nos parágrafos seguintes do texto, a estudante citou a intelectual feminista Simone de Beauvoir e o filósofo John Rawls.

A partir da frase “não se nasce mulher, torna-se mulher”, ela apontou no desenvolvimento 1 que ser mulher é uma construção social. Já no argumento do desenvolvimento 2, citou John Rawls para mostrar a responsabilidade do Estado sobre o problema apresentado.

foto da redação do enem nota mil de victoria
(Arquivo Pessoal/Reprodução)

+ Músicas que podem cair no Enem – ou servir de repertório para a redação

Victoria apoia o uso de repertórios nacionais nas redações do Enem e conta que, em 2021, o ano em que tirou 960, citou Zeca Pagodinho no texto. A estudante vê insegurança nos vestibulandos em usar repertórios considerados “menos eruditos” ou de cultura popular. Na sua opinião, este é um dos melhores tipos de repertório porque “o Enem aborda temas sociais relevantes e brasileiros, e não há nada mais social e brasileiro que a cultura popular”.

Confira sua redação de 2021, cujo tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, abaixo.

Continua após a publicidade
foto da redação da aluna victoria onde ela citou no texto zeca pagodinho
(Arquivo Pessoal/Reprodução)

Conselhos para os vestibulandos

Victoria diz que seu principal conselho para os vestibulandos que desejam alcançar a nota máxima na próxima redação do Enem é corrigir seus erros. Ela conta que fez apenas quinze textos no ano de 2023 e o que mais a ajudou foi ter uma boa correção. Além disso, aponta que é importante saber o que você acertou, para manter nas redações seguintes.

Sobre usar modelos prontos de redação, Victoria diz que prefere criar o seu próprio com a prática, corrigindo os erros e aperfeiçoando o que deu certo. “Tenho meu próprio modelo de coisas que deram certo ao longo do tempo”, conclui a estudante. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Aluna tira mil na redação do Enem citando música do Péricles
Enem
Aluna tira mil na redação do Enem citando música do Péricles
Em outra edição, Victoria havia citado o sambista Zeca Pagodinho. Veja o texto nota mil da estudante

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.