As cinco questões mais difíceis do segundo dia do Enem 2017
Questões eram mais trabalhosas ou exigiam conhecimento pouco comum nos vestibulares
![Jovem estudante com livro](https://guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/10/estudante-escrevendo.jpg?quality=100&strip=info&w=1254&h=720&crop=1)
Os professores do SAS Plataforma de Educação listaram as cinco questões mais difíceis da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu neste domingo (12). Os estudantes responderam a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (que inclui física, química e biologia).
Veja as mais difíceis e depois consulte a correção neste link.
![](https://network.grupoabril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/11/enem1.png?&w=1024&crop=1)
Segundo o professor Flávio Landim, a questão acima abordou o fenômeno de mosaicismo relacionado à formação de cromatina sexual em mulheres, o que é um caso bem particular de genética.
![](https://network.grupoabril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/11/enem2.png?&w=1024&crop=1)
A questão acima traz o assunto eletroquímica e objeto do conhecimento associação de pilhas. Para o professor Michel Henri, tem um nível bastante elevado e exige do aluno conhecimentos muito específicos e de alta dificuldade, exigindo muito tempo para a resolução.
![](https://network.grupoabril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/11/enem3.png?&w=1024&crop=1)
![](https://network.grupoabril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/11/enem131.png?&w=1024&crop=1)
As duas questões acima não possuem um comando claro e oferecem aos alunos um grau de dificuldade maior, para o professor Vasco Vasconcelos. Também deixam margem para mais de um raciocínio, o que, com o tempo exíguo de prova, dificulta muito.
![](https://network.grupoabril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/11/enem4.png?&w=1024&crop=1)
De acordo com o professor Alfredo Castelo, a questão acima se mostrou um pouco trabalhosa, além de exigir que o candidato soubesse trabalhar com inadequação logarítmica e algumas propriedades dos logaritmos. Ela ainda apresentava alguns cálculos com números decimais que podem ter feito o aluno perder tempo.